Sophia Kah: A marca portuguesa que já vestiu Beyoncé e Kylie Minogue

Esta terça-feira, 13 de setembro, as portas da Embaixada Portuguesa em Londres abriram-se para a apresentação da marca Sophia Kah. Foram três os desfiles da marca, que decorreram entre as 18h e 20h, que apesar de apresentar uma coleção sem um único par de calças, conquistou a plateia londrina que já é cliente desta marca 100% nacional.

Ana Teixeira de Sousa estudou Gestão Internacional na capital inglesa mas acabou por se render à moda. A Sophia Kah, que se chama assim porque a Ana e a mãe da Ana também são Sofias, nasceu em 2010 com produção nacional desde o início mas com os setores comercial e de marketing implementados em Londres. Uma estratégia diferente do habitual e que se revelou uma fórmula de sucesso já que antes mesmo de se ouvir o seu nome em terras lusas, já Beyoncé, Nelly Furtado, Keira Knightley, Kery Washigton, Olivia Palermo e Florence Welch era suas clientes. Mas a lista não fica por aqui: “ainda há duas semanas fomos contactados para fazer umas coisas para a Kylie Minogue” confidenciou a criadora ao Delas.pt.

“Muitas das celebridades que usaram Sophia Kah fizeram-no de forma muito natural. A Beyoncé por exemplo comprou o vestido sem eu saber e só descobri nas redes sociais. Nós vendemos na Barnyes, no Harrods e em Bevery Hills, ela comprou o vestido e usou-o numa ocasião muito especial que foi o casamento da mãe dela e apareceu em todo o lado. Muitas vezes o que acontece é que nem vemos as peças porque não podemos obrigar as pessoas a postar as peças”, conta Ana Teixeira de Sousa ao Delas.pt.

Apesar dos alto voos da marca, Ana não se esqueça da terra em que cresceu e por isso é a Portugal que dedica a sua coleção de primavera-verão 2019. “Inspirei-me sobretudo no estilo de vida português, no nosso verão que nunca acaba e nas cores das fachadas das cidades. Por exemplo, uso o amarelo porque está muito presente em Lisboa. Os bordados são os de Guimarães mas reinventados. Foram feitos por nós e aplicados de uma maneira mais moderna, porque normalmente em Portugal este tipo de trabalhado é usado em toalhas e lençóis, eu optei por fazer saia e tops com um design moderno. Quis aplicar essas nossas tradições em roupa porque é algo que quase ninguém usa”.

O desfile aconteceu o âmbito do roteiro internacional do Portugal Fashion, em que a marca Sophia Kah participa pela primeira vez.

O que vai mudar nas semanas de moda nacionais

Top Models: Como elas eram e como estão hoje