SOS para um corpo perfeito ainda este verão

Ainda vai a tempo de tratar da pele seca, dos pés que estão a precisar um cuidado extra e de tudo o resto que estava a pensar esconder ou disfarçar este verão. O frio do inverno leva-nos a proteger mais o corpo com roupa mais quentes, mas nem sempre temos o mesmo cuidado de proteção com a nossa pele, esquecendo-nos muitas vezes de hidratar o corpo.

Quando o tempo quente se aproxima começamos a usar vestuário fresco e expor mais determinadas zonas do corpo. É nessa altura que nos lembramos que ter uma pele bonita e bem tratada é importante, mas para o conseguir há cuidados a ter. O nosso corpo precisa de alguma preparação e mudar de estação tem que se lhe diga. Mas ainda vai a tempo. O Delas.pt apresenta-lhe um conjunto SOS de produtos imprescindíveis para se preparar para o verão que está mesmo a chegar.

Começando pela pele, aposte numa esfoliação para eliminar as células mortas, deixando um aspeto mais luminoso e uniforme. Além disso, ajuda a relaxar e a ganhar um tom bronzeado mais facilmente. Outra vantagem: contribui para uma boa hidratação, outro pilar da pele saudável.

Depois de um inverno inteiro a tomar banho com a água demasiado quente e a ignorarmos a aplicação de creme hidratante por este ser frio, há que hidratar a pele urgentemente. Para isso existem vários cremes, uns mais gordos que outros. Na hora de escolher o seu deve ter em atenção o tipo de pele e também a zona do corpo onde o vai aplicar. A nossa pele não é igual em em todo o lado, apresentando necessidades e resistências diferentes. Assim, é aconselhável aplicar o creme hidratante adequado. Para resultados mais rápidos pode sempre recorrer a máscaras hidratantes. No entanto se tiver tendência para ficar com a pele dos pés sensível não deve exfoliar demasiado esta parte do corpo já que a pele está demasiado fina, pode ainda colocar um pouco de creme hidratante nas zonas criticas dos sapatos – como calcanhares, dedos mindinhos ou peito do pé –, para prevenir a formação de bolhas ou de outras feridas devido à fricção com o couro.

No caso das costas deve optar por loções mais leves ou hidratantes com textura em gel, já que estas texturas são menos oleosas. Nas tardes passadas na esplanada, convém não deixar de lado o protetor solar. Este produto é imprescindível durante o ano inteiro, mas nesta altura deve ver o seu nível de proteção crescer, pois os raios ultravioleta durante o verão são mais intensos. Ter um para o corpo e outro para o rosto é o ideal, com ou sem cor, já fica à sua escolha.

Ainda na onda dos cremes, saiba que esta é a altura ideal para apostar num anti-celulítico. Este deve ser aplicado juntamente com uma massagem, sempre no sentido de baixo para cima. Além de ajudar a reduzir os sinais de celulite, também auxilia na hora de diminuir a retenção de líquidos e aumentar a circulação sanguínea. Ideal para as pernas é também a prática de sauna, pois ajuda na renovação da pele, abre os poros e facilita a remoção de pelos encravados – o ideal para conseguir uma boa depilação.

Muito importante e muitas vezes esquecido é ainda o cabelo. Também este deve ser tratado e cuidado, porque durante o verão este tende a ficar muito danificado. Para que não comece logo a ficar baço, nem a aparecerem pontas espigadas, aposte em máscaras capilares. Também aqui a hidratação é fundamental.

Para não perder mais tempo, dê uma vista de olhos na galeria de imagens e conheça os produtos que a vão deixar pronta para o verão. Entretanto, comece também a diminuir a temperatura da água quando toma banho, para que a pele não resseque tanto e beba água com regularidade.


Veja também o que mudou esta estação na cosmética.