Souad Abderrahim, a mulher que está a fazer história na Tunísia

Souad Abderrahim_ RT

A cabeça de lista nas eleições municipais do partido islâmico Ennahdha, Souad Abderrahim, foi eleita esta terça-feira, 3 de julho, autarca da capital da Tunísia, Tunes, sendo a primeira vez que uma mulher é eleita para esse cargo.

Diretora de uma empresa farmacêutica, com 53 anos, Souad Abderrahim foi ativista durante os seus anos de universidade, teve um assento no bloco do Ennahdha na Assembleia Constituinte de 2011 a 2014, onde ganhou uma reputação de moralizadora. Em seguida, quase desapareceu do cenário político, até às eleições municipais de 6 de maio.

A candidata – membro da direção política do Ennahdha mas que se define como independente – foi eleita para o cargo com 26 votos pelos novos conselheiros, contra os 22 para o seu principal adversário, Kamel Idir.

Idir, um ex-líder local sob o regime de Zine El Abidine Ben Ali, foi cabeça de lista do partido Nidaa Tounes, fundado pelo Presidente Beji Caid Essebsi e atual aliado do Ennahda a nível nacional. “Ofereço esta vitória a todas as mulheres do meu país, a toda juventude e à Tunísia“, disse, visivelmente emocionada.

“A primeira questão será melhorar a estética de Tunes”, disse Souad Abderrahim à agência de notícias francesa AFP.

“Ofereço esta vitória a todas as mulheres do meu país, a toda juventude e à Tunísia”, declarou Souad Abderrahim

A capital da Tunísia é particularmente confrontada com um problema de gestão de resíduos, que piorou após a revolução de 2011, que tirou Ben Ali do poder. A autarca foi eleita numa segunda volta de votação, boicotada por alguns eleitos de esquerda e do centro, que se recusaram a votar em qualquer um dos dois partidos hegemónicos, Ennahdha e Nidaa.

O Ennahdha venceu em Tunes, mas sem maioria – 21 assentos dos 60 -, nas eleições municipais de 6 de maio, a primeira desde a revolução em 2011 e que foram marcadas por por uma alta abstenção, principalmente entre os jovens.

Comissão tunisina propõe reformas para dar mais direitos às mulheres

Essas eleições marcam o início da descentralização, um projeto crucial num país onde os municípios até então não eram muito autónomos, dependentes de uma administração central muitas vezes clientelista.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Zoubeir Souissi /Reuters

Muçulmanas tunisinas já podem casar com homens de outras religiões

Alexandria, a democrata que está a dar que falar nos EUA