Sporting disputa em Budapeste acesso à fase eliminar da Liga dos Campeões

Final da Taça de Portugal de futebol feminino
A jogadora do Sporting Diana Silva (E) festeja o seu golo marcado contra o Sporting de Braga durante a final da Taça de Portugal de futebol feminino, disputada no Estádio Nacional do Jamor em Oeiras, 04 de junho de 2017. TIAGO PETINGA/LUSA

O Sporting começa esta terça-feira, 22 de agosto, em Budapeste, a luta pela presença na segunda fase da Liga dos Campeões feminina de futebol.

O primeiro jogo das leoninas, no Grupo 8 da fase qualificação, é frente ao BIIK-Kazygurt, do Cazaquistão. Depois será a vez da equipa da casa, o MTK, e do Hajvalia, do Kosovo.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Cristóvão admitiu que este é “um grupo difícil”, mas assumiu que o objetivo do Sporting é que Budapeste seja a passagem para fase eliminatória, algo que, em Portugal, só o Atlético Ouriense conseguiu, em 2014/15. A médio prazo, o treinador quer chegar aos oito melhores da Europa.

“A ambição é clara, que é passar esta fase de grupos e chegar à fase a eliminar. É um feito que para as equipas portuguesas só ocorreu uma vez e que nós perseguimos há muito tempo. Eu disse, há uns anos, quando deixei o futebol feminino, que só regressaria com um projeto que quisesse estar entre as oito melhores da Europa. Esse é o grande objetivo para esta época, ou seja, passar a fase de grupos para passo a passo nos aproximarmos desse objetivo”, afirma.


Leia também: Sporting afinal é campeão nacional de futebol. E a culpa é delas!


Para a nova temporada, o Sporting contratou seis jogadoras e assegurou a permanência a título definitivo da Ana Borges, que esteve emprestada pelo Chelsea na última temporada.

Nuno Cristóvão explica que era imprescindível o clube reforçar-se, “para continuar a lutar pelos títulos nacionais e ir o mais longe possível na Liga dos Campeões”. “Sabendo que para atingir aquele objetivo de estarmos entre as oito melhores da Europa, temos de continuar a ser campeões nacionais”, sublinhou.

Por outro lado, facto de ter jogadoras que estiveram presentes no último Europeu e algumas que já disputaram a Liga dos Campeões é, para o técnico, uma mais-valia nesta fase.

“A experiência das jogadoras tem sempre o seu peso, quaisquer que sejam as competições em que participam. É evidente que jogadoras que já estão habituadas a grandes palcos mais facilmente conseguem controlar ansiedade e transmitem tranquilidade às jogadoras menos experientes. Temos atletas que já jogaram esta competição ao serviço destes clubes.”

Para chegar aos 16 avos de final, o Sporting tem de vencer o Grupo 8 ou ser o segundo classificado com melhor registo contra o primeiro e o terceiro posicionado.

Em baixo, pode ver o calendário dos jogos que a formação feminina do clube vai disputar, de 22 a 28 de agosto, em Budapeste.
Primeira jornada:
– Terça-feira, 22 ago:
BIIK-Kazygurt, Caz – Sporting, Por, 16:00
MTK, Hun – Hajvalia, Kos, 16:00
Segunda jornada:
– Sexta-feira, 25 ago:
Sporting, Por – MTK, Hun, 16:00
BIIK-Kazygurt, Caz – Hajvalia, Kos, 16:00
Terceira jornada:
– Segunda-feira, 28 ago:
Hajvalia, Kos – Sporting, Por, 16:00
MTK, Hun – BIIK-Kazygurt, Caz, 16:00