A publicidade que mostra mulheres reais a depilarem pelos reais

Em nome da liberdade corporal e da realidade feminina, um novo anúncio publicitário mostra mulheres reais a depilarem pelos reais. Incentivar o sexo feminino a depilar-se quando quiser e se quiser, afastando a imposição social, muitas vezes sentida através de olhares maldosos ou comentários desagradáveis é o propósito desta publicidade. Agora, espante-se! Porque este anúncio pertence a uma marca de produtos depilatórios para mulheres.

Sim, a Billie, assim se chama a marca norte-americana que apoia o sexo feminino a retirar os pelos se assim o decidir, lançou recentemente um anúncio publicitário (veja as imagens acima) com várias mulheres a cuidar dos pelos do corpo e a retirá-los se entenderem que é isso que querem fazer. A acompanhar essas mesmas imagens é passada a seguinte mensagem:

“Hair, everyone has it, even women. The world pretends it doens’t exist, but it does. We checked. So, however, whenever, if ever you want to shave we’ll be here” (“Pelos, todas as pessoas têm, até as mulheres. O mundo finge que não existem, mas existem. Nós observamo-los. Contudo, sempre que, ou se alguma vez, você quiser tirá-los, nós estaremos aqui”, em português), tal como pode ver no post abaixo.

https://www.instagram.com/p/BkfKeIfHEGM/?taken-by=billie

A acompanhar o vídeo, como é visível acima, a marca partilhou a seguinte descrição: “Há mais de 100 anos que as marcas de barbear para mulheres não mostram o pelo corporal das mulheres… até agora. Apresentamos #ProjectBodyHair. Uma celebração dos pelos do corpo, onde quer que estejam ou não” – na tradução em português.

É que, além de promover a liberdade corporal, o anúncio da Billie destaca-se ainda por apresentar mulheres que se depilam verdadeiramente. Já deve ter reparado que os anúncios publicitários para homens exibem um homem a barbear-se, existindo um momento com barba e um depois sem barba; mas quando se trata de mulheres, estas surgem a depilar pernas ou axilas já sem pelos.

Apesar de inovadora, a mensagem da Billie foi bem recebida nas redes sociais. No Instagram da marca é possível ler comentários como: “Obrigada por isto”; “Adoro esta campanha”; “Gosto realmente desta campanha publicitária. Primeiro: Que inferno, deixem-me fazer o que eu quero com o meu corpo e pelo. Segundo: Que produção tão bem feita. Apenas Uau!”.

As empresas de barbear sempre foram criadas para os homens, o que pode explicar o motivo de ainda estarmos a pagar demais por lâminas para mulheres e a ser chamadas de deusas por nos depilarmos”, justifica a marca no site oficial.

Precisamente por isso, a Billie diz-se uma marca livre do imposto cor-de-rosa: “Essa quantia extra cobrada às mulheres por certos produtos ou serviços, sem um bom motivo. Vê-se isso na moda, na limpeza e nos cuidados pessoais. Vê-se isso com as lâminas. Somos fortemente contra o imposto rosa”.

Percorra a galeria de imagens acima para ver as fotografias tiradas pela fotógrafa Ashley Armitage para a marca Billie.

[Imagem de destaque: Spot publicitário Billie]

Pelos no corpo em 2018: afirmação ou liberdade?

Depilar sim, mas até onde?