Stan Smith Mylo: os novos ténis da Adidas com couro de cogumelo

adidas
Fotografia: Adidas

A Adidas está comprometida a reduzir o uso de plástico nos seus produtos. Para cumprir esse objetivo, lançou os Stan Smith feitos a partir de Mylo: um material inovador, à base de cogumelo, e que parece couro. Esta técnica mantém a maciez e a flexibilidade do calçado, mas, agora, numa alternativa reciclável.

Os novos Stan Smith são, mais concretamente, feitos a partir de micélio – raízes subterrâneas de cogumelos -, através de uma tecnologia de ponta para um cultivo eficiente, económico e rápido. Também por isso, o produto foi desenvolvido em parceria com a Bolt Threads, uma empresa de biotecnologia que desenvolve materiais vegan.

“Como planeta, devemos aprender a trabalhar com a Natureza, e não contra ela, e colocar todos os nossos esforços para encontrar soluções inovadoras que sejam criadas de forma responsável com recursos que se renovam num ritmo sustentável”, escreveu Amy Jones Vaterlaus, membro da Adidas, em comunicado.

A parte superior externa dos ténis, o símbolo da marca, a sobreposição da aba do calcanhar e o carimbo são feitos com Mylo. A sola intermédia do sapato é feita com borracha natural.

O material à base de cogumelos foi descrito no site da marca como sendo “versátil, uma vez que pode assumir qualquer cor, acabamento ou relevo”. Ainda assim, foram os clássicos Stan Smith os escolhidos para testar o material revolucionário.

Recorde-se que, no início deste ano, os Stan Smith já haviam sido aliados ao compromisso Primegreen, em que a parte superior dos ténis era feita com 50% de materiais reciclados. Além disso, e ainda em 2017, a marca atualizou os ténis Ultraboost usando pormenores feitos a partir de plástico resgatado dos oceanos.

Ainda não há data prevista para a chegada dos Stan Smith Mylo às lojas.