Stephen King e Jung Chang regressam aos livros com mulheres no centro da história

livros_-shutterstcok

Imagine um universo onde as mulheres que adormecem já não voltam a acordar. Tece-se-lhes em torno do corpo um casulo do qual não voltam a sair. A não ser, porém, que as acordem e, aí, podem revelar-se poderosas assassinas. Um mundo composto por um sexo feminino adormecido num terreno paralelo ao da Terra, habitada apenas por homens e por violência. Este é o cenário do novo livro de Stephen King e Owen King, Belas Adormecidas, que há de chegar a Portugal em outubro, pela mão da Bertrand.

Sem distopia, mas antes caminhando pela absoluta realidade, o grupo edita este mês (setembro) “histórias reais e informações úteis sobre os vários tipos de partos, material recolhido e reunido por Rita Silva Freire no livro Trazer ao Mundo.

Novidades apresentadas pela editora esta terça-feira, 3 de setembro, em Lisboa, no âmbito da rentrée literária do grupo Bertrand Círculo. Novas propostas com data prevista de chegada aos escaparates até ao final deste ano e que contam com outras obras que colocam a mulher o epicentro da narrativa. É o caso de Jung Chang. A autora de Cisnes Selvagens está de regresso, também em outubro, com As Irmãs Soong – A Mais Velha, a Mais Nova e a Vermelha. Uma narrativa que, de acordo com a Quetzal, conta a “história de amor, guerra, exílio, intriga, glamour e traição” que vai “de Cantão ao Havai e a Nova Iorque”.

Contudo, nem só de carateres se fazem as novidades do grupo literário para a rentrée e em torno das mulheres. As reivindicações feministas conquistam lugar no catálogo para o final de 2019 pela mão e pelos cartoons de Emma em A Carga Mental. O MeToo, os piropos, as tarefas o esforço e até o célebre ‘Ponto do Marido’ são, avança a editora, temas tratados nestas páginas.

A sequela do livro A História de Uma Serva, da escritora canadiana Margaret Atwood, com o título inglês de The Testaments, vai ser publicada em Portugal em 2020, em data ainda a precisar, confirmou fonte da editora Bertrand Círculo à Lusa. A confirmação é feita no dia em que o livro, a ser lançado no mercado internacional em 10 de setembro e do qual pouco se conhece, foi anunciado como um de seis finalistas do prémio literário Booker.

Em agosto, a Bertrand estava ainda sem previsão de publicação do livro em Portugal, salientando que o manuscrito ainda não tinha sido divulgado e que tais obras são “de tradução complexa”.

O livro tem sido descrito, na imprensa anglófona, como o evento literário da temporada, com vários eventos previstos e uma tiragem de meio milhão de exemplares, segundo a Publishers’ Weekly.

Regressos, surpresas aos 100 anos e livros com receitas e dicas

Tinha combinado não voltar, mas afinal aí está Frederick Forsyth. Aos 81 anos e, revela a editora, contrariando os conselhos da mulher, o autor volta à literatura, agora com a história de um hacker de 18 anos, intitulado A Raposa.

Também de volta à escrita, e a provar que aos 100 anos tudo está como antes, o ícone da Geração Beat, Lawrence Ferlinghetti deixa um testemunho e revela a herança literária que tem sido construída por este autor, editor e pintor norte-americano.

Um catálogo que não esquece reedições – como é o caso de Jane Austen ou Julian Barnes -, mas que vem cheio de propostas culinárias para todos os estilos e filosofias de vidaCozinha Vegetariana Rápida e Prática , de Gabriela Oliveira, ou Um Bolo por Semana, de Rita Nascimento – e recheado de soluções que promovem mas que também questionam o ideário da felicidade plena (em A Ditadura da Felicidade, de Edgar Cabanas e Eva Illouz). Propostas, previstas até dezembro, e que incluem uma viagem guiada ao corpo, pela mão do reconhecido autor Bill Bryson e também à memória, com dicas para “prevenir, combater e reverter” a perda desta faculdade.

Imagem de destaque: Shutterstock

25 livros com assinatura feminina a não perder nesta Feira do Livro

Estes seis livros vão mudar a sua vida