Raquel Strada ao lado de Hugh Jackman pela educação infantil

Raquel Strada é um dos rostos da parceria entre a Montblanc e a Unicef, ao lado de figuras conhecidas como os atores norte-americanos Hugh Jackman e Rami Malek. Na Biblioteca Pública de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a marca alemã apresentou mais uma coleção de canetas, relógios, joias e acessórios em couro, cujo lucro de vendas, estimado em 1,4 milhões de euros, será inteiramente doado à Unicef.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância quer, com esta nova iniciativa, melhorar a aprendizagem de mais de cinco milhões de crianças através de apoios a instituições de ensino e programas de formação de professores em comunidades carentes na China, no Djibouti e no Brasil. A parceria com a Montblanc, estabelecida em 2004, angariou até agora mais de dez milhões de dólares.

“A Montblanc está empenhada na promoção de um mundo onde todas as crianças têm a oportunidade de aprender a escrever e a ler”, diz Nicolas Baretzki, CEO da marca criadora das canetas mais cobiçadas do mundo.

“A educação, e em especial a educação das raparigas, é a chave para uma vida melhor para milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo: uma vida com menos pobreza, mais saúde e uma capacidade acrescida de tomarem o seu próprio futuro em mãos”, acrescenta Jo Bourne, diretora adjunta de Educação da Unicef, em comunicado conjunto.

“Há ainda 263 milhões de crianças e jovens que não estão na escola – crianças a quem é negada uma oportunidade justa de aprender e de alcançarem o seu máximo potencial devido a razões como a pobreza, o local onde vivem, o género, a deficiência ou conflitos. A Unicef está muito grata à Montblanc pelo seu apoio, que permite que mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade”, referiu ainda Jo Bourne.

A presença da apresentadora portuguesa no evento nos Estados Unidos, onde marcaram também presença Diane Kruger, Charlotte Casighari e Elsa Hosk, prende-se com a sua infância. “Foi a mãe da blogger Raquel Strada que a ensinou a escrever, uma vez que ela não podia frequentar a escola devido a doença”, escreve a empresa alemã nas redes sociais, onde publicou uma imagem do rosto da SIC.

Celebrating writing, @thehughjackman shared his memories of experiencing the power of words last night in New York. . Share yours with the hashtag #PassItOn #UNICEF #Montblanc

A post shared by Montblanc (@montblanc) on

Foi também nas redes sociais que Strada se disse “muito feliz por ser a embaixadora portuguesa desta causa”, recordando que a coleção de edição limitada da Montblanc “apoia o trabalho da Unicef em todo o mundo com o objetivo de superar o fato de que uma em cada 11 crianças em idade escolar continuar a ver-lhe negado o direito à educação”.

Na nota publicada no seu site, a Unicef refere que, até à data, a parceria permitir apoios “em matéria de educação junto dos governos e parceiros em países na Ásia e em África e ajudou a agência a dar formação a profissionais de educação, a baixar as taxas de repetição e de desistência escolar”.