Vídeos de estudo são fenómeno na net

iStock-1166203002 (1)
[Fotografia: iStock]

m sempre é fácil ter motivação para estudar, sobretudo quando se está mais separado dos amigos e colegas, e falta a energia de alguém mais disciplinado. Bem, mesmo em casa, não precisa de o fazer sozinho.

Há vídeos que chegam a durar quatro horas e mais, que estão disponíveis no YouTube, mostrando pessoas a serem filmadas a estudar, imagens por vezes acompanhadas de música, outras só marcadas com o o som do lápis ou da caneta a vincar letras, a teclar no computador ou a folhear um livro.

O objetivo é promover a companhia durante uma tarefa que se pretende silenciosa e de alta concentração, tudo como se estivesse numa biblioteca, numa sala lá de casa ou num espaço dedicado para o efeito.

Intitulada “Study With Me” (Estuda comigo, em tradução literal), este segmento de oferta até já integra possibilidades para crianças (Study With Me Kids), em vários níveis de aprendizagem.

Mas, recorde-se, não está em causa a troca de conhecimentos, apenas a aprendizagem a solo, porém de companhia.

Entre as estrelas desta modalidade online estão a The Strive Studies (a estudar medicina ao lado do seu gato) e que conta mais de 300 mil seguidores no canal. Elloitsangela é outra pioneira neste segmento, que já soma mais de dois milhões de visualizações no total. Também encontra vídeos feitos em Portugal e no Brasil. Entre os objetivos desta iniciativa estão a promoção da concentração, a miminização da distração e, claro, a motivação.

Esta comunidade nasceu na Ásia e intitulava-se ‘gongbang’, que em coreano significa retransmissão do estudo’, ou ‘benkyou douga’ en japonés. Com a Study With Me chegou aos Estados Unidos da América e difundiu-se pelo mundo.

stes vídeos, são postas em marca técnicas que promovem a concentração e a aprendizagem. Uma delas, a mais popular (Pomodoro), faz cumprir 20 minutos de estudo – que podem e devem ser compartimentados em tarefas – seguidos de cinco de pausa. À quarta vez, há margem para 20 minutos de intervalo, permitindo ocupações mais demoradas. Mas a missão é ser pontual e voltar à tarefa. È sempre possível aplicá-la com um relógio. Porém, o YouTube tem agora soluções para este estudo acompanhado.