Suécia: Herdeira ao trono também pode casar-se com mulher e ser rainha

Victoria suécia
[Fotografia: DR]

O herdeiro ao trono da Suécia pode casar-se com uma pessoa do mesmo sexo, mantendo o seu direito de ser coroado e de ser monarca do país.

A conclusão decorre da análise feita à legislação do país que já exige que um príncipe ou princesa tenha de obter consentimento do governo para se casar. Ora, segundo o clausulado, o executivo sueco não trataria o casamento entre pessoas do mesmo sexo de forma diferente e forneceria o consentimento a pedido do monarca.

A interpretação foi feita pelo responsável pelo Tribunal Real, o nomeado Marechal do Reino, Fredrik Wersäll, de acordo com o diário sueco Aftonbladet.

Porém, tal como o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, também aqui não é avançada a questão da descendência. Na ocasião, o chefe de governo dos Países Baixos disse que vão ter de esperar e decidir em tempo quando esse dia chegar. “Depende muito dos factos e circunstâncias do caso específico. Olhando para trás, podemos ver como o direito da família pode mudar com o tempo”, declarou Rutte.

A princesa herdeira da Suécia é Victoria, sendo a sua filha, princesa Estelle, de nove anos, a segunda na linha de sucessão ao trono.