Supermodelo ensina a tirar sempre boas fotografias

Conseguir boas fotografias nem sempre é fácil, mas quando se conhece o truque não há como falhar. De acordo com a fotógrafa e supermodelo dinamarquesa Helena Christensen, 49 anos, há apenas um elemento fundamental para conseguir a fotografia perfeita.

Não se trata do enquadramento, nem do foco ou do fundo. Na hora do disparo, o segredo está mesmo na luz: “A iluminação é o fator mais importante para conseguir uma fotografia interessante. E não tem necessariamente a ver com a presença de muita luz. Pessoalmente, até acredito que a falta de luz seja o que faz um retrato destacar-se, pois captura o espírito daquilo que se está a fotografar de forma mais intimista”, disse Helena Christensen à revista norte-americana Harper’s Bazaar.

Em vez de se prestar tanta atenção a ângulos ou à profundidade, a supermodelo sugere que se ajuste o posicionamento de acordo com a luz existente para capturar a melhor ou a mais lisonjeira iluminação possível.

“Se tiver tempo, mova-se diante da câmara até encontrar uma luz única”, aconselha. “Além disso, só o ato de pegar no telemóvel à noite e tirar uma fotografia aleatória dentro do carro, tendo como ambiente as luzes da rua e dos outros veículos em movimento, vai dar um resultado incrível. Isto é mais sobre iluminação do que sobre nós”.

As fotografias que Christensen partilha no Instagram (e disponíveis na galeria acima) revelam isso mesmo, mostrando a importância da luz na captação de boas imagens.

“Fui ao Instagram há alguns anos e, atualmente, é a única rede social que tenho. Faz sentido para mim porque sou fotógrafa e modelo, tenho imagens de toda a minha vida; o Instagram é como o meu pequeno diário pessoal onde organizo visualmente vários momentos. Não estou em mais nenhuma rede, na verdade nunca estive no Facebook, nem no Twitter”, revelou.

Percorra a galeria de fotografias para ver alguns dos trabalhos de Helena Christensen enquanto modelo e enquanto fotógrafa.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

As 10 melhores apps para fotografar

Ela fotografa mulheres belas pelo mundo e encontrou uma em Portugal