Surpresas e polémica nos MTV Video Music Awards

A 33ª edição dos MTV Video Music Awards realizou-se este domingo, em Nova Iorque, EUA. Como já é habitual nesta cerimónia, não faltaram surpresas, momentos divertidos, emocionantes, e até polémicos.

Beyoncé foi a grande vencedora da noite ao levar para casa oito prémios – os chamados “Moonman” -, surpreendendo ainda todos os presentes com uma atuação de 15 minutos do seu novo álbum, ‘Lemonade’. Rihanna foi outra das protagonistas, ao aceitar, da mão de Drake, a homenagem Michael Jackson Video Vanguard Award.

O discurso inspirador de Kanye West foi também dos momentos mais falados da noite. O rapper criticou, sobretudo, a violência policial nos EUA para com afro-americanos. “Eu estava a falar no Instituto de Arte, no ano passado, quando um miúdo veio ter comigo e disse ‘Três dos meus amigos morreram, e eu não sei se vou ser o próximo’. Se vemos pessoas a morrer à nossa volta, a vida pode começar a parecer inútil”.

Britney Spears, por sua vez, regressou ao palco dos VMA para uma performance da música ‘Make Me’, que está a ser fortemente criticada nas redes sociais. Tudo porque, alegadamente, a cantora terá feito playback.

Na plateia faltaram, no entanto, alguns rostos conhecidos como Adele – que esteve nomeada para oito categorias -, e Taylor Swift.