Susan Sarandon entre cerca de 600 mulheres detidas em protesto contra Trump

A atriz Susan Sarandon está entre as cerca de 600 mulheres que foram detidas, na quinta-feira, 28 de junho, durante uma marcha feminina contra a política migratória do Presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington.

Segundo referiu a polícia do Capitólio à agência Efe, foram detidas 575 mulheres por se terem manifestado ilegalmente dentro do Senado norte-americano contra as políticas promovidas por Trump.

Antes de ser detida, Susan Sarandon colocou na sua imagem do Instagram uma foto da manifestação, acompanhada da mensagem: “Uma ação poderosa e bonita com centenas de mulheres a dizer que exigem a reunificação das famílias separas pela política imoral do ICE [equivalente ao SEF]. Democracia é isto.”

As mulheres foram detidas, identificadas e libertadas no local do evento. Além da atriz, entre as detidas está também uma das congressistas que participaram na manifestação, a democrata Pramila Jayapal.

“Acabam de me deter com um grupo de mais de 500 mulheres, que entraram no Edifício Hart a protestar contra as políticas de ‘tolerância zero’, de separação das famílias… Temos de resistir”, declarou a congressista Pramila Jayapal, que disse que estava “orgulhosa” por ter sido detida.

As detenções ocorreram depois de uma manhã de manifestações de mulheres nas ruas da capital dos EUA, foram feitas no Edifício Hart do Senado.

A Casa Branca iniciou em abril as chamadas políticas de ‘tolerância zero’, que determinam que os imigrantes que entram irregularmente nos EUA passem a ser processados criminalmente, o que implica a sua separação dos filhos menores.

Na semana passada, Trump decretou o fim das separações das famílias na fronteira, devido às duras críticas recebidas. Desde então, já foram reunidas 538 crianças com os seus pais, mas mais de duas mil continuam detidas e separadas dos familiares, segundo dados oficiais.

Imagens: Jonathan Ernst/Reuters

Nem o “medo de Trump” faz Susan Sarandon apoiar Hillary Clinton

Alexandria, a democrata que está a dar que falar nos EUA