Subir

Suzy Menkes: “Os designers portugueses estão a fazer coisas interessantes e boas”

A editora internacional da Vogue, Suzy Menkes, tem andado ao ritmo da moda portuguesa e a Modalisboa não foi exceção. Encontrámos a jornalista de moda mais famosa do mundo, quando esta se encaminhava para o desfile de Sangue Novo e perguntámos-lhe o que pensava dos nossos criadores. Suzy confidenciou-nos que não tinha assistido a nenhum desfile e que por isso ainda não podia dizer muito, mas que estava muito entusiasmada para ver as propostas nacionais.

A moda portuguesa não lhe é desconhecida já que em Milão assistiu ao desfile de Pedro Pedro e em Londres conheceu o trabalho de Alexandra Moura com quem marcou o encontro no seu atelier em Lisboa. Dois encontros que lhe mostraram que em Portugal se faz moda de autor interessante.

Os designers portugueses estão a fazer coisas interessantes e boas. Mas o mais interessante aqui é que a maioria da roupa de design português, é realmente fabricada em Portugal. Isto é uma coisa muito rara, à exceção de Itália, em nenhum outro país faz isto. Na semana de moda americana, nenhuma roupa é realmente feita na América. Isto é um real ponto extra para a moda em Portugal. É importante em termos de sustentabilidade mas também é importante para os designers e pessoas na moda estarem mais perto da produção para a poderem controlar melhor.” disse Suzy Menkes ao Delas.

A presença da editora mais conhecida na moda e uma das mulheres mais poderosas nesta indústria é esperada nos desfiles seguintes, mas as suas visitas ao nosso país não se vão ficar por aqui já que a jornalista será uma das oradoras da Web Summit em novembro e nas conferências de luxo da Condé Nast.