Poké bowl: a receita da comida que conquistou o casal real

Depois de conquistarem restaurantes em todo o mundo, as poké bowls chegaram ao catering do casamento de Meghan Markle e Harry.

Segundo a BBC, as poké bowls fizeram parte do menu de entradas da receção aos convidados, que incluiu os habituais canapés salgados e doces, além do champanhe para brindar aos noivos.

Estas taças, que têm origem num prato da comida local havaiana, da primeira metade do século XX, que usava pedaços de peixe na sua base, juntam hoje uma série de ingredientes, que vão desde os cereais aos vegetais. Atualmente as poké bowls também misturam influências diversas, inspirando-se nas taças japonesas de chirashi e no popular ceviche peruano.

Caracterizam-se por serem frescas e nutritivas – perfeitas para dar um toque exótico ao buffet de um casamento ou para um almoço ou brunch de domingo.

Inspire-se no casamento real e aproveite para recriar, em casa, esta nova tendência da restauração.

Pode seguir a receita, abaixo, que é uma das variantes mais simples de poke bowl.

Receita para 4 poke bowls:

Ingredientes:
250g de arroz japonês;
3 pepinos
sal e açúcar qb
50 ml de vinagre de arroz
2 abacates
400g de atum fresco cortado em cubos
50g de amendoim
4 massas wantan
150ml de molho se soja
25ml de óleo de sésamo
60g de cebola
20g de cebolinho
15g de sésamo.

Preparação
Lave o arroz três vezes, adicione 250 ml de água e cozinhe-o em lume brando. De seguida, corte o pepino em meia-luas finas, com cerca de 3mm cada. Adicione o vinagre de arroz e o sal e o açúcar a gosto. Corte os abacates ao meio e, com a ajuda de uma colher, tire-os da casca e corte-os às fatias. Frite (em óleo normal) a massa wantan, a 160°, até ficar levemente dourada. Por fim, misture o atum cortado em cubos com o mollho de soja, o óleo de sésamo, a cebola e cebolinho. Disponha em cada taça, cerca de 100g de arroz cozido, ao lado coloque algumas das fatias de pepino e abacate, polvilhe o arroz com amendoime junte 100g do atum previamente temperado e remate com o wantan colacada numa parte lateral da taça.

Leia mais sobre as poke bowls em evasoes.pt

Na galeria, acima, veja ou reveja as imagens que marcaram o casamento de Meghan e Harry.

 

Meghan Markle e Harry oficialmente casados

 

Imagem de destaque: Shutterstock