Subir

Tagliata para dois por Nigella Lawson

tagliata

Os bifes franceses e norte-americanos são bons, mas os italianos também não se ficam nada atrás. No livro Nigellissima – Receitas fáceis inspiradas em Itália, a famosa chef de cozinha Nigella Lawson desvenda uma receita de tagliata (pronuncia-se “talhiata”), um bife suculento, malpassado e com tamanho suficiente para uma mesa cheia de gente.

Ingredientes:
2 X 15 ML/C. sopa de azeite virgem extra, mais um pouco para untar
1/2 C. chá de flocos de malagueta desidratada
1 C. chá de orégãos secos
1 C. chá mal cheia de flocos de sal marinho ou 1/2 c. chá de sal de mesa ou a gosto
2 C. chá de vinagre de vinho tinto
1 Bife do lombo (aprox. 300 g)
250 g de tomates-cereja, em metades
Raminhos de orégãos frescos, para servir (opcional)

Preparação:
Aqueça uma grelha, ou uma frigideira de ferro fundido ou de fundo pesado.
Num prato pequeno que mais tarde acomode bem o bife, misture o azeite, os flocos de malagueta, os orégãos secos, o sal e o vinagre de vinho tinto.
Unte o bife com o azeite, apenas ligeiramente, e coloque-o na grelha quente (ou na frigideira quente) e deixe cozinhar durante dois minutos de cada lado, depois retire-o para o prato na marinada de malagueta e deixe repousar durante dois minutos de cada lado no prato. O bife ficará malpassado, mas é assim que deve ser – se bem que se desejar cozinhá-lo por mais tempo, não há problema.
Retire o bife ensopado para uma tábua, pronto para ser fatiado, e enquanto lá repousa, disponha os tomates-cereja, com o lado do corte para baixo, no prato da marinada. Corte o bife em fatias finas na diagonal e disponha num prato de ir à mesa ou em pratos de jantar.
Remexa os tomates na marinada, depois deite-os, e à marinada, por cima dos laços de carne. Acrescente umas folhas de orégãos secos, se conseguir arranjá-los, e sirva de imediato.

Ficha técnica do livro:

nigellissima

Nigellissima – Receitas fáceis inspiradas em Itália, Nigella Lawson. Bertrand Editora, 22,20 euros