Tânia Ribas de Oliveira doa 100 exemplares de livro em braille a escolas

tania
Fotografias: Divulgação e Instagram Tânia Ribas de Oliveira

Manel, O Menino que Gostava de Comboios é uma obra da autoria de Tânia Ribas de Oliveira que está transcrita em braille e que ganha agora uma renovada vida. A apresentadora da estação pública “está a oferecer às bibliotecas das escolas do primeiro ciclo com alunos cegos e de baixa visão, um exemplar do seu livro”, refere a assessoria do rosto das tardes da RTP.

Segundo foi avançado ao Delas.pt, foram impressos “cerca de 100 exemplares” para esta iniciativa, há “17 escolas inscritas”, mas o objetivo é “chegar a mais”.

Originalmente lançado há oito anos, “foi há precisamente um ano que – no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 Abril) – a apresentadora da RTP deu o pontapé de saída para a primeira oferta deste exemplar”, entregando-o “à Biblioteca da Escola do Bairro Amador, em Lisboa”.

Recorde-se que este livro de Tânia Ribas de Oliveira foi “editado em 2014 e tem uma versão em código Braille, transcrito pela APEC – Associação Promotora do Ensino dos Cegos”.

A iniciativa lançada este ano pretende “mais do que comemorar simbolicamente a data”, cumprir o desejo de que “os livros cheguem a todas as crianças, independente das suas características”, lê-se na nota enviada à comunicação social.