Subir

Tão eficaz como a pílula mas sem efeitos secundários: é a aplicação do momento

Uma nova app garante ser tão eficaz como a pílula a evitar gravidezes – e sem qualquer efeito secundário. A aplicação Natural Cycles indica o período fértil de uma mulher através da medição diária da temperatura do corpo, um valor que deve ser introduzido no sistema pela própria utilizadora.

Como é que a aplicação funciona? Primeiro descarrega-se a aplicação, depois, todos os dias de manhã, cada mulher dever medir a temperatura. Com base no valor introduzido a aplicação deteta em que do fase ciclo menstrual a mulher está e à medida que o organismo se vai aproximando do pico de fertilidade, a aplicação vai ficando mais vermelha e nesta altura, a menos que queira engravidar, não deve ter relações sexuais. Ou pode ter, usando preservativos, certo?

A Natural Cycles quer tornar-se, em breve, o método mais utilizado em todo o mundo para controlar a natalidade. É um método absolutamente natural, sem alterações provocadas no organismo e os resultados estão cientificamente certificados. A página da aplicação tem também testemunhos de mulheres reais que usam este método de controlo de fertilidade para evitarem uma gravidez mas também para engravidarem rapidamente – a estas basta ter relações sexuais no pico da fertilidade.

De acordo com a página da Natural Cycles, mesmo com ciclos menstruais irregulares a fertilidade pode ser controlada uma vez que a temperatura basal sobe à mesma, independentemente do tempo que demora a subir.

Para garantir a total eficácia do método, é possível comprar no site da aplicação um termómetro e outros acessórios. Há inclusive uma caixa para oferecer como se fosse um presente, em que se inclui uma subscrição da aplicação por seis meses.

A app foi criada pelo casal Raoul Scherwitzl e Elina Berglund. Ela fez parte da equipa que descobriu a “partícula de Deus” e, por motivação pessoal, inventou uma forma de evitar a pílula. A Natural Cycles foi testada no prestigiado Karolinska Institute, na Suécia. E custa €46.