Tarefas que as crianças podem fazer em casa, por idades

crianças alimentação istock
[Fotografia: Istock]

Se quer que os seus filhos cumpram tarefas domésticas quando crescerem, o melhor é começar a habituá-los já, tal como diz a famosa expressão: “É de pequenino que se torce o pepino.”

Claro que não vai pôr uma criança de dois anos a limpar a casa de banho, a cuidar do irmão recém-nascido ou a preparar pequenas refeições, mas pode ensiná-la a guardar brinquedos, tirar o prato da mesa ou arrumar os sapatos.

Para que os pais saibam quais as tarefas que os filhos podem fazer sozinhos, de acordo com a idade, foi construída uma tabela, inspirada em Maria Montessori, uma das maiores pedagogas do século XX.

Esta médica e pedagoga italiana ficou famosa pelo método educativo que desenvolveu e que, ainda nos dias de hoje, é usado em milhares de escolas em todo o mundo. Veja, na galeria de imagens acima, que tarefas pode pôr o seu filho a fazer já hoje.

Entre os 2 e os 3 anos: guardar os brinquedos, tirar o prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, buscar frutas e legumes à fruteira, pôr guardanapos na mesa e tirar a própria roupa.

Entre 4 e os 5 anos: arrumar a cama, colocar a roupa na máquina, guardar roupas, guardar parte da louça, ajudar a pôr a mesa, tirar o pó, regar as plantas e separar o lixo.

Entre os 6 e os 8 anos: lavar a louça, pôr e tirar a mesa, tirar o lixo de casa, varrer, passar o aspirador, lavar o quintal, guardar as compras e estender a roupa num estendal de chão.

Entre os 9 e os 11 anos: preparar lanches rápidos, limpar móveis, limpar espelhos, trocar a roupa de cama, cuidar dos animais de estimação, ajudar a preparar o jantar, guardar a louça e fazer a lista de supermercado.

A partir dos 12 anos: limpar a casa de banho, pôr a roupa para lavar, limpar o chão, cuidar das plantas, cuidar dos irmãos mais novos, preparar pequenas refeições, fazer compras rápidas e separar as contas a pagar