Tatuadores de famosas revelam como corrigem erros e arrependimentos

tattoo
[Fotografia: iStock]

Quando decide que vai fazer uma tatuagem é necessário ter consciência de que é algo que vai ficar marcado na sua pele para a vida toda. Por essa razão, esta decisão não deve ser tomada de ânimo leve.

Por todo o lado vemos pessoas a ostentar nos braços, cara, mãos ou até no peito nomes de ex-companheiros, frases em outras línguas ou desenhos de vários estilos.

Apesar de poderem ter um grande significado para quem as faz, há, por vezes, casos bizarros em que a tatuagem está mal feita, integra erros ou já se nutre sobre ela algum arrependimento. No que diz respeito aos nomes dos antigos parceiros, este problema torna-se mais grave se a relação chegar ao fim.

Quando isto acontece, o que deve fazer?

Atualmente, é possível remover a tinta com várias sessões a laser, mas este processo não é 100% eficaz, uma vez que vai ficar sempre com alguma mancha do laser.

A tatuadora Andreia X – que já trabalhou com a cantora Carolina Deslandes – contou ao Delas.pt que “o número de pessoas que quer remover tatuagens a laser é muito pequeno porque, para além de ser muito dispendioso e doloroso, não funciona a 100% e deixa sempre alguma marca ou queimadura”.

https://www.instagram.com/p/BcHZfaVho5W/

Na opinião desta especialista, “o que sucede frequentemente é as pessoas fazerem uma ou duas sessões a laser para aclarar a marca para depois poderem cobri-la com outra, e o resultado final ficar mais suave”.

Luís Martins, que já tatuou a atriz Sofia Ribeiro, explicou ao Delas.pt” que “há quem queira tapar completamente com outro desenho maior e mais escuro e há quem queira dar só um jeito a algo que não ficou bem feito. Diz o especialista que o primeiro grupo surge em maior número.

https://www.instagram.com/p/Bu34toghREt/

Ainda assim, tal como Andreia X explica, há casos em que a única solução é a remoção a laser, já que nada pode ser feito para salvar a pele. O tatuador concorda e explica que, “nestes casos, aconselhamos a fazer algumas sessões a laser para aclarear um pouco a tatuagem e depois a pele fica pronta para aceitar outro desenho que tapa a tatuagem antiga”.

Culturas diferentes

As tatuagens inscritas no corpo de alguém dizem muito sobre a sociedade em que se vive. Por exemplo, é sabido que várias culturas ao redor do globo usam tatuagens como uma marca tribal distintiva. Nos anos 90, estas imagens tribais estavam na moda, tal como diz Andreia X, mas, mais tarde, “as pessoas já não gostavam ou não se identificavam com elas”.

Atualmente são cada vez mais as pessoas que se deixam tatuar sem qualquer preocupação e os resultados, muitas vezes, podem ser esteticamente desastrosos.

“Quando comecei a tatuar, um rapaz com cerca de 20 anos quis ter desenhado o nome da namorada ao lado da palavra ‘amo-te’ no peito. Na altura, dissemos para não o fazer e que se ia arrepender. Um ano depois, foi tatuar uma pantera negra por cima porque a relação tinha acabado”, contou Andreia X ao Delas.pt.

Este é só um dos vários casos que acontecem por todo o mundo, principalmente em jovens que não pensam nas consequências de uma tatuagem que fica para toda a vida.

Luís Martins diz que, por norma, as situações com as quais se depara para cobrir tatuagens são de nomes de namoradas e namorados. “Quando as pessoas estão no calor da emoção fazem-na, mas depois arrependem-se e vêm pedir para a tapar”.

Uma vez que se trata de um desenho maior, querer tapar a original acaba por ser mais dispendioso em alguns estúdios. Luís Martins justifica este aspeto ao dizer que “é algo muito mais trabalhoso”. “Têm de se escolher as cores ou o desenho pode ser mais detalhado, por isso fica mais caro”, justifica.

Andreia X concorda e acrescenta que “o facto de haver uma tatuagem por baixo, nem sempre quer dizer que vai ser muito mais cara. Depende muito do que aparecer”.

Celebridades como Diana Monteiro, Marta Melro, Angelina Jolie, Megan Fox e Heidi Klum, são só alguns exemplos de pessoas que tatuaram o corpo e se arrependeram, acabando por as remover ou tapar com outro desenho.