Escutas ilegais e câmaras ocultas: as paranoias de Taylor Swift

Taylor Swift
Taylor Swift

Quando. no início desta semana, se tornou pública a gravação de uma conversa telefónica entre Kanye West e Taylor Swift, os advogados da cantora foram rápidos a afirmar que vai haver processo judicial. Alegadamente, Swift não sabia que o telefonema estava a ser gravado.

Segundo avança agora a Vanity Fair, a cantora de 26 anos vive há anos com a constante obsessão de poder estar a ser escutada ou filmada de forma ilegal. E são várias as ocasiões em que já falou publicamente sobre o assunto. Em fevereiro de 2015, em entrevista à rádio Capital FM, confessou ser essa uma das suas “paranoias”.

“Tenho problemas em estar em edifícios como este porque acho que está sempre alguém a filmar-me ou a gravar-me”, confessou na altura a intérprete de Bad Blood. Em 2014, a revista ‘Rolling Stone‘ escrevia que, quando Swift se mudou para a sua casa em Nova Iorque (avaliada em 13,6 milhões de euros), terá gasto 4,5 milhões de euros na compra de um apartamento no mesmo edifício para alojar a sua equipa de segurança.

À mesma publicação, a cantora admitia o seu medo de microfones escondidos. “Nem me falem sobre isso. Não é um assunto bom para eu falar em ocasiões sociais. Passo-me”, admitia. A reportagem da ‘Rolling Stone’, realizada nos bastidores da gravação do vídeo ‘Shake it Off’, descrevia o grau de obsessão com secretismo e privacidade que têm Taylor e a sua equipa: janelas tapadas com panos pretos, seguranças em todas as portas, um nome de código para a gravação do vídeo.

À mesma publicação, a cantora revelava que, em teoria, sabia quem é que poderia passar informações sobre o vídeo à imprensa. “O contínuo. O contínuo que está a ser pago pelo TMZ [site de notícias sobre celebridades]”. Taylor perorava ainda sobre a (teórica) possibilidade das colunas de som também poderem conter microfones escondidos ou do seu telemóvel poder ser ativado remotamente de forma às suas conversas poderem ser escutadas.

“Não tiro a roupa em fotografias nem nada do género – sou muito reservada em relação a isso. Por isso, assusta-me pensar o quão valioso seria ter um vídeo meu, a trocar de roupa. É triste ter de andar à procura de câmaras em provadores, camarins ou casas de banho. Não ando nua pela casa com as janelas abertas porque isso tem um preço”, explicava ainda Taylor Swift.