Team Strada: Tem mesmo de ler e conhecer este caso

youtube shutterstock
[Fotografia: Shutterstock]

Uma ida ao programa Curto Circuito na SIC Radical, a 19 de julho, um beijo na boca entre um youtuber adolescente, de 17 anos, que se atrasou e o mentor, Hugo Strada, de 36 anos, e as primeiras perguntas inquietantes sobre a Team Strada começaram a surgir.

 

Denúncias que agora trazem luz sobre publicações que já mostravam beijos na boca entre mentor e adolescente e sobre episódios que falam, entre muitos outros casos, da entrada deste mentor numa casa de banho quando esta estava a ser usada por uma jovem Youtuber.

Relatos e perguntas que chegaram agora ao Ministério Público e que estão a ser investigadas. “Confirma-se a instauração de um inquérito”, avança a Procuradoria-Geral da República ao Observador. Uma ação que surge após denúncia da equipa Voluntários Digitais Em Situações de Emergências para Portugal à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) ter considerado que se pode estar “perante eventuais situações que podem consubstanciar perigo”.

Hugo Strada [Fotografia: Twiiter]

Para lá de críticas à excessiva proximidade de Hugo Strada, com 36 anos, aos jovens Youtubers – e numa altura em que anunciou que ia criar uma escola para formar essas estrelas da net -, correm relatos de antigos membros da equipa e denúncias na internet de alegada burla.

É essencialmente sobre elas que Luana e Mel, duas youtubers, falam no Twitter. “Tentei seguir a minha vida mas depois são só bocas e indiretas de uma pessoa que tem idade para ser meu pai, e em momento algum eu falei merda, sempre me contive e passei uma imagem boa demais dele na net”, escreveu a primeira, que disse ter sofrido de ataques de ansiedade e ameaças na sequência do afastamento do grupo liderado por Hugo Strada. “Abuso psicológico” e não pagamento dos eventos a que os Youtubers iam, revelou ainda a jovem.

Melanie Vicente, antiga elemento, segue o mesmo caminho: “Acham que aquela merda não é só about fazer dinheiro?? Quase com 200k no youtube e ainda andam a fazer 100k tour, e adivinhem para quem vai todo o dinheiro”.

O canal de Youtube Team Strada está aberto desde 4 de abril de 2018 e que tem por objetivo juntar jovens numa casa que sonham com uma carreira na net. É desse espaço e dessa vivência que saem conteúdos digitais. Partidas, expulsões e narrativas de quotidiano e de relacionamentos são os centros dos vários vídeos publicados e que têm tido ratings que vão desde os 150 mil aos perto de 400 mil visualizações.

Hugo Strada já terá usado as redes sociais para se defender, para negar todas as acusações e explicar: “Estando eu e a Team Strada a ser alvo de comentários difamatórios e de acusações que põe em causa o meu bom nome, estando inclusive a haver manipulação de imagens, informo que irei encaminhar o assunto para que sejam tomadas as medidas legais para repor a verdade”.

Imagem de destaque: DR

Relação entre menores e adultos: qual a fronteira entre o amor e o abuso?

Como evitar que os seus filhos entrem em jogos sexuais