Tem carro? Então anda a gastar quase um ordenado mínimo por mês!

shutterstock_574507420
[Fotografia:Shutterstock]

Em Portugal, o proprietário de um carro pode gastar, em média, entre 477 e 525 euros por mês, o que equivale quase a um ordenado mínimo nacional (557 euros em 2017).

Esta é a conclusão do estudo ‘LeasePlan CarCost Index’ 2016, que analisou os custos associados ao automóvel e que passam pela ponderação do preço de compra, custos de depreciação, reparações e manutenção, seguros, impostos e despesas de combustível, incluindo pneus de inverno, se exigido por lei. Esta lista tem ainda em linha de conta os primeiros três anos de custos operacionais e uma quilometragem anual de 20.000 quilómetros.

Segundo o index, Portugal está a meio da tabela que compara um total de 24 países europeus, com o custo de global de 477 euros mensais para viaturas a gasóleo e 525 euros para veículos a gasolina.

A Noruega é o país mais caro para conduzir um automóvel a gasolina (708 euros por mês), enquanto a Holanda lidera nos veículos a gasóleo (695 euros por mês). Em contrapartida, surge a Hungria, onde um proprietário de veículo a gasolina gasta por mês 364 euros e a gasóleo 369 euros.

Desvalorização e impostos pesam mais nas carteiras

O índice mostra que os custos de desvalorização representam a maior despesa relacionada com a propriedade de automóveis na Europa (37%), seguido pelo Imposto Único de Circulação e IVA (20%). O combustível contribui 16% para o custo total de um carro por mês.

A análise indicou que, em seis dos 24 países europeus, conduzir um carro a gasóleo é mais caro do que um a gasolina, devido a impostos mais elevados, seguros ou encargos de manutenção.

A Suécia tem os custos de manutenção e assistência em viagem mais elevados, em 15%, com um custo total de 85 euros, enquanto essa fatura na Turquia ronda os 28 euros por mês.

Já a Suíça tem os valores de seguros mais altos da Europa, com esses custos a totalizarem 117 euros por mês para gasolina e gasóleo, surgindo a República Checa como o país com o seguro mais barato para o veículo a gasolina (37 euros) e a Suécia como o local com menores valores para o seguro de veículos a gasóleo (39 euros).

Com base numa quilometragem anual de 20.000 quilómetros, a despesa média mensal de combustível na Europa é de 100 euros para a gasolina, e de 67 euros para o gasóleo.

Em Itália é onde se paga mais – 136 euros por mês para veículos a gasolina -, devido ao elevado imposto de combustível, já os russos pagam 54 euros por mês devido às grandes reservas de petróleo do país. O país mais barato para o gasóleo é a Polónia com 49 euros por mês.

A LeasePlan é uma empresa holandesa que opera na área do financiamento e gestão de frotas.

Imagem de destaque: Shutterstock