Tem ideia para um novo negócio? Habilite-se a ganhar 691 euros mensais

Se é português ou residente em território nacional, tem entre 18 e 35 anos, não aufere outros rendimentos, mas tem uma boa ideia para um novo negócio a par com outra pessoa ou até mais quatro, então pode candidatar-se a ganhar 691,70 euros por mês por um período máximo de um ano. Um valor que, contas feitas, pode chegar aos 8.300 euros.

Falamos do Startup Voucher, que acaba de abrir mais uma vaga de candidaturas – agora são 400 e em dois avisos anuais – para aqueles que têm um projeto bem definido, ainda não têm o capital e, muito menos, uma empresa formada.

Mas atenção: há fatores que podem dar pontos ao seu investimento face às candidaturas dos outros. Por exemplo, as equipas “constituídas em igualdade de género ou exclusivamente por elementos do género feminino são valorizadas na avaliação”, ganham pontos no critério de majoração, lê-se no despacho de 5 de julho onde são apresentadas as regras para o novo concurso, que decorre desde segunda-feira, 9, e que inclui Lisboa.

Na galeria acima, reveja os 15 passos que a vão transformar numa empreendedora ao mesmo que tempo que deita por terra barreiras de género.

Khuloud, a refugiada síria que se tornou empreendedora em Portugal

Segundo o documento (que pode ler na íntegra aqui) sobre este financiamento de apoio ao empreendedorismo jovem, os projetos que mais captarão a atenção e verbas passarão por ideias de negócios em torno de projetos de “empreendedorismo qualificado” – em “setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento, ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D [investigação e desenvolvimento] na produção de novos bens e serviços” – , mas também ideias de “empreendedorismo criativo”.

Nestas incluem-se “as atividades das indústrias culturais e criativas, que fazem da utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual, os recursos para produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com significado social e cultural”, lê-se no mesmo diploma. Portanto, do artesanato ao software educacional e de entretenimento, do cinema à arquitetura e moda, é vasto o terreno. Só é preciso ser fértil.

Outros tipos de apoio: prémios e “facilitação de contactos”

Para lá da bolsa mensal, o plano inclui ainda acesso a rede de mentores – que será feito por entidade creditada para tal – que apoiem os candidatos eleitos para o programa.

Há também prémios a atribuir: o de avaliação intermédia (1500 euros) para as ideias que tenham “avaliação intercalar positiva” face aos objetivos definidos para cada fase; e de concretização (2000 euros), que se materializa “na criação de empresa com a constituição de sociedade comercial”.

Dentro deste ponto, será possível aceder a “instrumentos de capacitação e financiamento na área do empreendedorismo e de instrumentos de financiamento” e à “facilitação de contactos com vista à apresentação dos projetos a investidores e a sociedades de capital de risco”, lê-se no despacho.

Imagem de destaque: Shutterstock

Empreendedorismo feminino com sotaque açoriano

6 passos-chave para ser tornar uma empreendedora de sucesso