Tem medo de agulhas? ‘Injetor’ de gás e ar pode vir a dar vacinas sem dor

pexels-olia-danilevich-5883857
[Fotografia: Pexels/Olia Danilevich]

As vacinas devem apresentar-se em pó, o que prescindem de refrigeração, e devem ser administradas através de gás comprimido. Este é o processo da MOF-jet que anuncia poder vir a substituir as agulhas na administração de vacinas e de terapêutica contra o cancro e outras doenças de forma indolor.

O projeto foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Dallas, no Texas, nos Estados Unidos da América, que apresentou a novidade esta semana, no encontro da primavera da Sociedade Norte-Americana de Química e que termina esta quinta-feira, 30 de março.

A ideia surgiu em pleno confinamento devido à pandemia provocada pela covid-19 e pela mão do investigador principal Jeremiah Gassensmith. Encomendou peças simples de sistema de injeção de gás comprimido, passando mais tarde esta ideia a uma estudante graduada Yalini Wijesundara.

Ao começar a trabalhar a MOF-Jet, Wijesundara refere que percebeu que a libertação da carga poderia ser ajustada, bastando simplesmente trocar o gás do injetor.Se se usar dióxido de carbono, ele libertará a sua carga mais rapidamente dentro das células, se se usar ar comum, levará quatro ou cinco dias”, explicou estudante na apresentação do mecanismo. “Depois de percebemos isto, abriram-se muitas possibilidades”, acrescentou Gassensmith.