Rachel, Ross, Monica, Phoebe, Joey e Chandler. Há 22 anos, o mundo apaixonou-se por eles, numa relação amorosa que durou uma década, no pequeno ecrã, mas que se mantém acesa ainda hoje. Friends, talvez a série de comédia de maior sucesso ao nível global, se não existisse Seinfeld – esta sim oficialmente a sitcom mais lucrativa de sempre – está de regresso a Portugal.
A Netflix anunciou que vai colocar no seu catálogo, a partir desta sexta-feira, todas as dez temporadas e os 236 episódios que fizeram as delícias de milhões de fãs em todo o mundo, entre 1994 e 2004. Com o fim de semana à porta, a oportunidade ideal para binge-watch [visionar um conteúdo em maratona] a série criada por David Crane e Marta Kauffman e protagonizada por Jennifer Aniston, David Schwimmer, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e Matthew Perry.
Recorde aqui o principal tema da série:
Os amores e desamores, aventuras, insólitos, conquistas e derrotas destas seis personagens – todas elas tão diferentes entre si – não só colocaram o mundo a rir durante uma década como mostraram, acima de tudo, o verdadeiro valor da amizade.
Desde que a série se despediu do ecrã, em 2004 na NBC, vários rumores de um remake, uma sequela ou uma adaptação ao cinema têm surgido, volta e meia, na imprensa internacional. Ainda assim, tal nunca se chegou a concretizar. O evento mais próximo dessa realidade surgiu já este ano, em fevereiro, quando o elenco se juntou – menos Matthew Perry, que se encontrava a fazer teatro em Londres – na gala de homenagem que a NBC prestou a James Burrows, realizador de vários episódios de Friends.
“Nós faríamos qualquer coisa pelo Jim, porque ele deu-nos a oportunidade de uma vida”, disse Jennifer Aniston, que acabou por se tornar na maior estrela entre o elenco, depois de a série terminar, na cerimónia. “Vivemos amizade, família, desgosto, bebés, tudo. Juntos. E também tivemos uma experiência maravilhosa com o mundo a adorar-nos”, acrescentou a atriz de 47 anos, que chegou a chorar durante a emissão.
A sitcom norte-americana, que chegou a atingir um pico de popularidade e de audiência de uns impressionantes 53 milhões de espectadores por episódio – só nos EUA – somou no seu currículo sete prémios Emmy, 10 galardões nos People’s Choice Awards e um Globo de Ouro.