Tem sonhos agitados com mais frequência? Saiba o que pode estar a acontecer

sono
[Fotografia: Andrea Piacquadio/ Pexels]

Apesar de os sonhos mais vívidos, ou agitados, não serem sinónimo de um problema de saúde, estes podem gerar preocupação quando começam a interferir com a sua capacidade de adormecer e de funcionar corretamente durante o dia.

Estes sonhos ou pesadelos mais realistas que o normal podem estar relacionados com vários fatores, e se ultimamente tem tido um aumento destes sonhos deve espreitar a lista que se segue.

Estar sem sono

A falta de sono pode ser algo que aumenta a intensidade dos seus sonhos; o mesmo acontece quando o seu sono é interrompido ou está a lidar com mudanças no seu horário de sono.

De acordo com especialistas, os sonhos vívidos são uma forma que o cérebro encontra para compensar o sono perdido.

Maratonas de séries ou filmes de terror antes de dormir

Apesar de este motivo parecer estranho e ser algo que dizemos às crianças para que não vejam programas inadequados, estes filmes ou séries podem mesmo interferir com o nosso sono.

Ao assistirmos a este género de programas, podem ser desencadeados sentimentos como ansiedade e stress, que podem passar para os sonhos.

Stress

O stress pode ser um dos fatores que intensifica os seus sonhos. Quando se sente mais stressado pode ter dificuldade em adormecer e quando o consegue uma das consequências podem ser os sonhos vívidos.

Nova medicação

Se começou a tomar um novo medicamento – como antidepressivos, medicamentos para a tensão arterial ou comprimidos para tratar a doença de Parkinson -, isso pode influenciar a qualidade dos seus sonhos, assim como parar de fumar.

Apesar de ainda não ser algo muito estudado, alguns especialistas acreditam que os neurotransmissores cerebrais afetados pelos medicamentos sejam os mesmos que desempenham um papel nas imagens de sonhos ou pesadelos.

No entanto, existem alguns truques que podem ajudar o risco de ter estes sonhos durante a noite: hábitos de sono saudáveis, limitar o uso de aparelhos eletrónicos antes de dormir ou não consumir álcool antes de se deitar pode ajudar a evitar este problema.