Tem um “pneuzinho” na barriga? Então orgulhe-se

Desde que as selfies se tornaram numa rotina, as modas e os desafios sucedem-se à frente às câmaras dos telemóveis. Fotografar o corpo ou partes dele já não é novidade, sobretudo quando se trata de mostrar a boa forma física, abdominais bem definidos ou um corpo tonificado e bronzeado.

Quando as imagens mostram o contrário, o rótulo de “embaraçoso” acaba por lhes ser associado e as formas corporais que não se enquadram nos padrões de beleza popularizados – quase sempre centrados na magreza – são motivo de chacota. O resultado é as mulheres que não se encaixam nos ditos padrões, sentirem vergonha do seu próprio corpo.

Veja, em baixo, o vídeo da campanha:

a carregar vídeo

Para contrariar isso surgiu uma nova tendência, apelidada de #BellyJelly (o que em português significa algo como ‘#Barriga de Gelatina’) e é exatamente aquilo que a expressão sugere: uma barriga flácida, ou o vulgo “pneuzinho”, mas que aqui é assumida e exibida com orgulho.


Veja algumas das fotos que ilustram a campanha na nossa fotogaleria


A ideia partiu da fundação Movemeant, cujo trabalho é ajudar adolescentes e jovens a sentirem-se confortáveis com o seu corpo e a desenvolverem a autoestima.

“Todas temos [um pneuzinho]. Ela tem. Tu tens. Orgulha-te dele”, é o lema do anúncio da organização.

Na campanha que a Movemeant lançou as mulheres são fotografadas com as barrigas à mostra em diversos contextos e em cenários onde costumam ficar de fora das objetivas, como os ginásios.


Leia também: Afinal o Yoga não é só para magrinhas

Campanha contra tirania da magreza chega à Semana da Moda de Londres


Ao mesmo tempo, a fundação, cujo nome significa movimento, encoraja as jovens a fazerem atividade física, para que o orgulho no próprio corpo não evite o combate a problemas de saúde como a obesidade.