Quase dois meses depois de ter sido uma das estrelas no regresso da desfile de lingerie da icónica marca Victoria’s Secret, Alex Consani, de 21 anos, torna-se na primeira modelo transgénero a receber um dos mais emblemáticos prémios do mundo da moda: o British Fashion Awards 2024 para manequim do ano, atribuído pelo British Fashion Council (BFC).
Esta categoria, sublinhe-se, já reconheceu o percurso e trabalho de nomes como o de Kate Moss, Naomi Campbell ou Bella Hadid.
A entrega de prémios, que decorreu esta segunda-feira, 2 de dezembro, no Teatro Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra, vestiu-se e cobriu-se a rigor para celebrar o que de melhor se fez no setor da moda em 2024. O evento foi também palco de protestos, com ativistas a apelarem ao fim do uso das penas e depois de a entidade, a BFC, ter proibido o uso de couros e de peles de animais.
Mas, no que ao estilo e glamour diz respeito, para lá de transparências, houve grandes volumes, cortes acentuados e angulosos nos decotes e costas e, como tem sido frequente, ainda mais plumas, penas falsas e folhos.
Antes de passar à red carpet, vale a pena vincar que a noite ficou marcada pela entrega de galardões às estilistas Simone Rocha na moda feminina e Grace Wales Bonner na masculina, levando ambas os títulos de melhores britânicas do setor, do ano. Contudo, o reconhecimento maior volta a ficar nas mãos de Jonathan Anderson pela Loewe, deixando para trás candidatos ao título como John Galliano, Miuccia Prada, Rick Owensm Chemena Kamali e Pieter Mulier.
Destaque ainda para Tom Ford, que recebeu o título de Obra Extraordinária e A$AP Rocky para o British Fashion Awards 2024 de Inovação Cultural.
E, agora sim, estendemos a passadeira: