Temperaturas vão voltar a subir e chegar aos 42 graus. Refresque-se… sem erros

pexels-jermaine-ulinwa-3321584
[Fotografia: Pexels]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta sexta-feira, 29 de julho, para uma subida acentuada de temperatura no próximo fim de semana, com valores que podem chegar aos 42º Celsius em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.

Num comunicado, o IPMA salientou que a temperatura máxima sobe entre 2 a 4 graus Celsius (°C) já esta sexta-feira em todo o território do continente, com exceção da faixa costeira, onde não haverá variação. No sábado subirá entre 5 e 8°C em todo o litoral Norte e Centro e entre 2 e 4°C no restante território continental.

“Assim, no fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro”, destacou o instituto.

No restante território, a temperatura máxima irá variar entre os 35 e os 40°C, exceto junto à faixa costeira, onde os valores oscilarão entre os 25 e 35°C, com as temperaturas mais baixas a ocorrerem no litoral Alentejano e na Costa Vicentina.

Também a temperatura mínima irá subir entre sábado e terça-feira, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais, com valores mínimos superiores a 20°C, em grande parte do interior e do sotavento algarvio.

No interior Norte e Centro, o IPMA aponta a ocorrência de uma onda de calor desde sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana, enquanto no litoral registar-se-á, a partir de segunda-feira, uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5°C.

A procura por arrefecimento corporal vai voltar a disparar, mas há erros que deve mesmo evitar. Da água aos banhos muitos frios, passando pela ventilação e ares condicionados, saiba aqui as falhas que não pode mesmo cometer para conseguir atravessar esta vaga de calor com menos afronta.