Tendências deco: 10 peças tubulares para 2017

As tendências são, na decoração como na moda, mais do que uma forma de cativar o gosto do consumidor, linhas orientadoras para quem realiza o produto em todas as suas fases. Existe uma espécie de teoria da conspiração que põe o início do processo ainda mais a montante, mas essa conversa ficará para uma próxima ocasião.

A vida, a decoração e os Mercados

Porque todas as pessoas são, apesar de indivíduos, facilmente agrupáveis no gosto, as tendências tentam abranger o máximo de público possível ‘ao tema’: se alguém não gostar da linha militar, gostaria certamente de ter ido ao Coachella; se a sua onda não for preto, napa e eyeliner, pode render-se à inspiração no Mundo Natural e à sua urgente defesa.

Por isto parecerá, de vez em quando, que as tendências para uma mesma estação se contradizem. Parecerá certamente, mas numa coisa todas elas confluem: as coisas são produzidas para serem compradas pelo maior número possível de consumidores. E quanto mais comprarmos, mais rápida e eficazmente rodam as motrizes do mercado. Uma das tendências do próximo

O Talentoso Mr. Thonet

No final da Revolução Industrial, em 1830, Michael Thonet criou a possibilidade de produzir industrialmente a última grande invenção no desenho de mobiliário. Pode parecer impossível que em quase 200 anos nada de novo se tenha criado entretanto, mas ao nível da estrutura de uma peça tudo aquilo que chamamos de ‘novidade’ não o é, realmente; as ditas ‘novidades’ podem ser visitas ao passado ou jogadas de cosmética, e as estruturas dobradas de Thonet fecharam essa porta, até ver. Nos meados do século XX, quando se tornou possível cromar peças inteiras metálicas, os desenhos de Thonet foram revistos e aumentados também para este novo material.

Sejam em madeira sejam metálicas, as estruturas curvas são, mais que um capricho do desenho, uma excelente jogada de ‘métodos e tempos’: o seu uso racionaliza os primeiros e poupa nos segundos, o que torna este layout um favorito para a produção em massa ou para alturas de vacas mais para o magrinho.

Especialmente nas versões da madeira dobrada, as cadeiras de sentar ou longas oferecem uma espécie de subtil mobilidade, quando recebem o peso de um corpo. Ao contrário de uma estrutura faccionada e reta, como todas as outras afinal, o espaldar de uma peça dobrada e contínua cede levemente ao peso, aumentando o conforto.

Seja porque as vacas continuam magrinhas seja porque o conforto se quer cada vez mais presente, mobiliário em tubo dobrado continua 2017 adentro como uma das tendências estrela da estação.

A sugestão do Delas.pt entra pelo uso inusitado de duas paletas distintas, todo o espectro de cinzas entre preto e branco, como se espera de uma tendência clássica e retro, e uma pincelada de amarelo-canário, uma das cores avançadas para 2017 pelo gabinete Pantone. É o nosso ‘Uau!’ em cima do fator.