Cinema português: Teresa Ferreira recebe Prémio Bárbara Virgínia

shutterstock_432282886_cinema_destaque

Dia 12 de janeiro, a colorista Teresa Ferreira será homenageada, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a entrega do Prémio Bárbara Virgínia. O troféu, concebido pelo pintor e escultor Leonel Moura, pretende distinguir, todos os anos, uma figura feminina do cinema português.

Teresa Ferreira é a cúmplice perfeita e a representação ideal de todos aqueles que, sem a visibilidade de outros, trabalham para eternizar essas imagens no ecrã, garantindo que a luz mágica do cinema nunca se apague”, afirmou o júri, após dar a conhecer a escolha unânime.

Composto pelo realizador Jorge Pelicano, pela diretora de produção Cândida Vieira, pela atriz Teresa Madruga, pela caracterizadora Helena Batista e pelo argumentista Tiago R. Santos, o painel de júri sublinhou ainda “a importância e o mérito da carreira da galardoada e o reconhecimento por uma vida dedicada ao cinema português”.

Teresa Ferreira, colorista [Fotografia: Facebook de Teresa Ferreira]
Durante a cerimónia de entrega do prémio está prevista a projeção do filme documentário de Luísa Sequeira, “Quem é Bárbara Virgínia”, que estreou em outubro deste ano no Doclisboa, no Cinema de São Jorge.

Instituído em 2015, o Prémio Bárbara Virgínia homenageou Leonor Silveira, na primeira edição, e Laura Soveral, na segunda.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Aurea e Diogo Piçarra juntos no cinema

Cinema feminino, isso existe? Sara David Lopes responde