Teresa Villaverde e Leonor Teles representam Portugal em Cannes

cinemapg
Fotografia: Shutterstock

Os filmes portugueses “Colo”, de Teresa Villaverde, “Terra Franca”, de Leonor Teles, e “Verão Danado”, de Pedro Cabeleira, vão ser exibidos em maio, em França, numa das secções paralelas do Festival de Cinema de Cannes.

Num comunicado, a Associação Portuguesa de Realizadores (APR) revela ter recebido “um convite da ACID Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion, que programa uma das secções paralelas do festival de Cannes, para realizar, durante a edição de 2018 do festival, o programa especial ACID TRIP 2 # Portugal, que consistirá na projeção de três longas-metragens portuguesas, organização de uma mesa redonda sobre cinema português e participação na festa da ACID”.

A 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorre de 08 a 19 de maio, e as exibições das longas-metragens portuguesas “terão lugar no primeiro fim de semana do festival, de 11 a 13 de maio”.

“Essa nova janela de programação dentro da secção da ACID em Cannes foi inaugurada no ano passado, quando a nossa congénere Bande à Part foi representar a Sérvia. O evento deste ano dará visibilidade à diversidade do cinema português“, refere a APR, no comunicado hoje divulgado.

“Colo”, de Teresa Villaverde, é um filme de ficção, apresentado no ano passado, em competição, no Festival de Cinema de Berlim.

O filme, que se estreou este mês nas salas portuguesas, reflete, ainda que indiretamente, os efeitos e os estilhaços da crise económica numa família de classe média, interpretada por João Pedro Vaz e Beatriz Batarda.

“Terra Franca” é a primeira longa-metragem de Leonor Teles, responsável pelas curtas-metragens “Balada de um batráquio” (2016), vencedor do Urso de Ouro em Berlim, e “Rhoma Acans” (2012).

O documentário, que se estreou no Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, a decorrer até domingo em Paris, centra-se em Albertino Lobo, um pescador que vive à beira do rio Tejo, cujo retrato foi filmado por Leonor Teles ao longo das quatro estações do ano.

A primeira longa-metragem de Pedro Cabeleira, “Verão Danado”, que foi exibido pela primeira vez em agosto do ano passado no Festival de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa, estreou-se em novembro nas salas portuguesas de cinema.

Pedro Cabeleira, que assina a direção e o argumento, iniciou o processo do filme aos 21 anos, quando terminou o curso de realização na Escola Superior de Teatro e Cinema.

O fio condutor é a personagem Chico (o ator Pedro Marujo), um jovem licenciado em Filosofia que parte para Lisboa à procura de trabalho e divaga com amigos e desconhecidos, entre excessos de festas e drogas.

A atriz australiana Cate Blanchett vai presidir ao júri da 71.ª edição do festival, tornando-se na 12.ª mulher a fazê-lo, quatro anos após a realizadora neozelandesa Jane Campion, que foi também a primeira cineasta a receber a Palma de Ouro, por “O Piano”, em 1993, e o prémio de melhor curta-metragem, por “Peel”, em 1986.

As atrizes de Havilland, em 1965, e Sofia Loren, em 1966, foram as primeiras mulheres a presidir o júri principal do festival.

O realizador francês Bertrand Bonello vai ser o presidente do júri da Cinéfondation e da competição de curtas-metragens do festival.