‘The Crown’ já está na Netflix! Irá a rainha Isabel II ficar “lixada”?

thecrown_110_1579r
The Crown Season 1

A primeira temporada de ‘The Crown’, a mais cara produção de sempre da plataforma de streaming Netflix, já está disponível. Com um orçamento estimado em mais de cem milhões de euros, a história, baseada em factos reais e na peça de teatro ‘The Audience’, é da autoria de Peter Morgan, guionista do filme ‘A Rainha’ (que valeu a Helen Mirren um Óscar pela interpretação da rainha Isabel II no conturbado período que família real britânica viveu aquando a morte da princesa Diana).

Aos 32 anos, Claire Foy é Isabel II em ‘The Crown’, naquela que é a segunda personagem “real” da sua carreira. Foy já interpretou Ana Bolena, rainha de Inglaterra e mulher do rei Henrique VIII, no drama histórico ‘Wolf Hall’ (2015), produzido pela BBC.

A atriz admitiu, em entrevista recente à ‘Time Out London’, que “a família real pode ficar muito lixada” com a visão que a série transmitirá acerca dos Windsor, mas que não é essa a sua maior preocupação. “Eu não vou esbarrar com a realeza em Covent Garden! Ficaria mais preocupada se, ao andar na rua, encontrasse alguém que dissesse: ‘Tu és uma mentirosa! Odiei estar ali sentado a ver-te!’ E isso não vai acontecer.”

Criada entre Manchester e Leeds, formou-se em 2008 pela Escola de Teatro de Oxford e já não é uma estreante na ficção televisiva. ‘Crossbones’, da norte-americana NBC, ou ainda ‘Little Dorrit’, minissérie de época coproduzida em 2008 pela PBS e BBC, contam-se num currículo que, até ao momento, teve o seu pico mais alto na recente interpretação de Ana Bolena, a “rainha maldita”, que provocou a rutura entre Inglaterra e a Igreja Católica. Nomeada para um BAFTA neste ano pelo desempenho em Wolf Hall, Claire Foy tem, em The Crown, uma renovada hipótese de almejar o prestigiado prémio.