“The Crown” não volta aos ecrãs até 2022, mas existe um novo drama da realeza

crossing
Fotografia: WGBH

Os fãs de The Crown não ficaram muito satisfeitos ao descobrir que a nova temporada da série só vai ficar disponível em 2022. Contudo, e para os seguidores de contos de fadas, existe um novo drama norueguês a causar furor – Atlantic Crossing. A série oferece uma visão fascinante do mundo da família real da Noruega durante a Segunda Guerra Mundial.

A série de oito episódios, que estreou na Europa em dezembro, encena o reinado da princesa herdeira Märtha, interpretada por Sofia Helin, na altura da ocupação nazi no seu país, em 1940. Com os três filhos “a reboque”, o monarca foge para os Estados Unidos, onde recebe refúgio na Casa Branca pelo presidente Franklin D. Roosevelt, interpretado por Kyle Maclachlan.

Ao longo da série é explorada a vontade da princesa em ajudar o seu país, que está sob ameaça. Para isso, conta com o apoio de Roosevelt. Apesar do envolvimento político, a trama deixa espaço para o romance entre as duas personagens.

À semelhança da série da Netflix The Crown, Atlantic Crossing mistura realidade e ficção, na promessa de um retrato autêntico da época. Alexander Eik, criador e escritor da série, disse que foi tudo “inspirado em factos reais”.

“A história geral de Atlantic Crossing é verdadeira: a princesa Märtha teve mais acesso ao Presidente Roosevelt do que qualquer outra pessoa e, além disso, fez um esforço significativo para ajudar a Noruega durante a guerra”, afirmou à revista Woman and Home.

Sofia Helin como a Princesa Märtha da Noruega

De acordo com a revista americana Town and Country, Sofia Helin, a atriz sueca, não sabia muito sobre o papel da Princesa Märtha na História. “Quando Alexander Eik me apresentou a personagem, eu soube imediatamente que precisava de contar esta história sobre esta mulher. Os heróis que não assumem nenhum crédito pelo que fazem são os heróis mais interessantes”, contou numa conferência de imprensa virtual.

O escritor de Atlantic Crossing, disse: “Foi muito difícil encontrar informações sobre Martha e aquilo que fez durante a sua estadia nos EUA, que durou toda a guerra”.

Kyle Maclachlan, conhecido pelos seus papéis em Twin Peaks e Sex and the City, usou pesquisas históricas profundas para se transformar no presidente americano.

“A pesquisa, para mim, foi realmente uma das maiores alegrias, devo dizer. E eu confiei muito no documentário de Ken Burns e também no livro de Doris Kearns Goodwin sobre os Roosevelts”, partilhou.

“Acho que o maior desafio é entrar na personagem e perceber a sua psicologia”, afirmou.