A banda portuguesa The Gift e o fotógrafo australiano Niv Novak trabalharam em conjunto para realizar o videoclip do single ‘You Will Be Queen’. Um dos temas de Altar, o mais recente álbum da banda.

Desta parceria, que contou com a produção de Brian Eno e mistura de Flood, resultou um vídeo a preto e branco, com quase cinco minutos, onde a música e a dança se cruzam, transmitindo ao público aquilo que a banda pretendia: “delicadeza, classe e, ao mesmo tempo, fragilidade”, disseram os The Gift em comunicado.

Um trabalho conseguido dada a interpretação dos principais bailarinos da Companhia Nacional de Bailado da Austrália (The Australian Ballet), Chengwu Guo e Ako Kondo, e a arte de Nik Novak, fotógrafo reconhecido por trabalhar a interseção da dança e da luz. Algo visível no seu mais recente projeto ‘Extension’, que explora a beleza das imagens através da captura de movimentos de dança em ultra-slow motion, em vídeos de alta definição.

Estou muito entusiasmado com esta colaboração com The Gift. As vozes suaves e a melodia arrebatadora de ‘You Will Be Queen’ são tão graciosamente combinadas com os movimentos de dança e conceito de Extension”, afirmou Niv Novak, em comunicado.

“Em 2017, é sensato ter este tipo de parcerias artísticas. Um vídeo musical deixou de ser apenas uma ferramenta para vender álbuns ou singles, hoje em dia um vídeo serve principalmente como extensão estética, como uma referência e uma maneira de fazer algo. Pensamos que Nik Novak teve as imagens perfeitas para a música ‘You Will Be Queen’. Um álbum como Altar precisava de uma parceria como esta”, disse Nuno Gonçalves, um dos membros da banda, em declarações ao jornal britânico Independent.

Além deste single, também os vídeos de ‘Clinic Hope’ e ‘Big Fish’ incluíram colaborações com realizadores ou equipas internacionais.

Os The Gift tocam, na próxima terça-feira, 12 de dezembro, no Teatro Nuevo Apolo, em Madrid, Espanha, e a banda tem já agendados concertos para 2018: dia 24 de fevereiro, pelas 20h30, atua na sala Union Chapel, em Londres; a 2 de março o espetáculo é no Coliseu do Porto, no norte de Portugal, pelas 21h30 e dia 3 do mesmo mês, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, também pelas 21h30. Os bilhetes já estão à venda.

[Fotografia de destaque: Pedro Gomes / Getty Images]

Madonna, a mulher mais rica do mundo da música

Salvador Sobral: “Há esperança para a música sensível e simples”