Theatro Circo encerra e marca vigília depois de morte de funcionária por violência doméstica

violencia
Fotografia: DR

O Theatro Circo de Braga encerrou esta quinta-feira, 19 de setembro, e cancelou o espetáculo programado esta noite, depois de uma das suas trabalhadoras, Gabriela Monteiro ter sido morta, em contexto de violência doméstica.

Numa mensagem de pesar, publicada na sua página de Facebook, a estrutura cultural bracarense começa por recordar a mulher que fazia parte “da família do Theatro Circo, desde 2010” e anuncia o encerramento do teatro durante este dia e o cancelamento do espetáculo da Companhia de Teatro de Braga – CTB, que estava marcado para hoje, às 21h30.

“A Gabriela foi vítima de violência doméstica e o Theatro Circo, que conta na sua equipa com 17 mulheres, que todos os dias fazem deste espaço um lugar de fruição de arte, de cultura, de harmonia, não pode deixar de repudiar profundamente este ato de violência que tirou a vida a uma das melhores pessoas que contribuía diariamente para esta casa. A Gabriela deixou dois filhos, a quem dirigimos os nossos sentimentos e enviamos votos de coragem neste momento difícil”, refere a mensagem.

À hora a que estava previsto o espetáculo, a equipa do Theatro Circo irá “realizar uma vigília em frente ao edifício”, de homenagem a Gabriela Monteiro “e a todas as vítimas de qualquer tipo de violência doméstica”.

“Convidamos a cidade a juntar-se a nós, vestindo de branco e trazendo consigo uma flor. Nem uma vítima mais”, refere a mensagem.

Segundo o jornal O Minho, Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi assassinada esta quarta-feira à noite, à porta de casa, perto do Palácio da Justiça de Braga, depois de ter sido esfaqueada com “dez golpes”, alegadamente, pelo companheiro, Paulo Fernandes, de 48, de quem se teria acabado de divorciar. O homem entregou-se na esquadra da PSP e confessou as agressões que vitimaram mortalmente a mulher.

Segundo fonte da Direção Nacional da PSP, citada pela Lusa, a mulher morreu no local. O suspeito encontra-se detido e a investigação foi entregue à Polícia Judiciária.

Esta é a 20ª. mulher morta por violência doméstica, este ano, em Portugal. De acordo com dados da Procuradoria-Geral de República (PGR), citados por aquele jornal, foram já mortas, neste contexto, 26 pessoas: 20 vítimas do sexo feminino e seis do sexo masculino. Delas, 25 eram adultos e uma era criança.

Só na região do Minho, adianta ainda o jornal, esta foi a quarta morte, por este tipo de crime, registada em 2019. Todas as vítimas eram mulheres.

Feministas reagem a morte e violação de freira e a críticas de bispo do Porto