Therapist: Neste restaurante de Lisboa a comida é feita para curar

A história do The Therapist começa há dois anos, quando Joana Teixeira abriu uma clínica de terapias não convencionais, com workshops e uma cafetaria biológica de apoio, que na altura era apenas um complemento aos tratamentos.

No entanto, a grande procura diária pelos bolos mais saudáveis, bolas energéticas sem açúcares adicionados, sumos naturais e o menu do dia levaram-na a repensar a estrutura. “Nós continuávamos a chamar-lhe cafetaria, mas cada vez tínhamos mais pessoas a comer cá. Só há meio ano é que tive coragem de lhe começar a chamar restaurante”, explica a responsável pelo espaço, localizado no LX Factory.

As mudanças começaram no início do ano: o The Therapist passou apenas a Therapist e foram feitas obras para aumentar o espaço da antiga cafetaria e criar “o primeiro restaurante terapêutico de Portugal”. A ausência de glúten, laticínios e açúcares adicionados e a comida maioritariamente vegetariana continuam a ser os principais lemas do novo espaço, cujo menu novo foi criado em conjunto com a equipa de profissionais das várias áreas do Therapist, para dar respostas a diferentes “sintomas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A bowl de açaí é um dos obrigatórios para quem quer mais energia – leva açaí em pó, banana, frutos vermelhos e leite vegan -, tal como o chilli de feijão é indicado para reforçar a imunidade, o caril de grão e cúrcuma para ajudar o organismo a regular e o salmão assado com esmagada de batata doce para pôr o corpo a descansar.

É que no Therapist as refeições dividem-se em quatro categorias, precisamente para ajudar o visitante em em diferentes áreas. A Mind, para combater a fadiga, o Detox para uma redução da gordura corporal e ajudar a regular o organismo; Immunity para reforçar o sistema imunitário e, por fim, Power, que promove mais energia, ideal para quem pratica desporto. Dentro de cada um destes “objetivos nutricionais” estão as tais saladas, as bowls coloridas de fruta com granola e buschettas e panquecas vegans.

E porque o Therapist não cura só através da alimentação, existem também diferentes sugestões de terapias para conjugar com as refeições, como massagens, medicina tradicional chinesa, terapia quântica (terapia natural que utiliza a energia para tratar) e a nutrição funcional.

Therapist além do restaurante

“A minha primeira ligação a estas terapias foi com a medicina tradicional chinesa, que descobri há uns anos depois de me ser diagnosticado acne cístico”, contou ao Delas.pt a responsável pelo espaço, que em breve irá abrir um segundo The Therapist. “Fui a muitos médicos e dermatologistas, mas diziam-me que tinha de viver assim e não me conformei”.

Joana experimentou acupuntura, fitoterapia e, juntamente com a mudança na alimentação, eliminou os sintomas em pouco tempo. “Depois comecei a praticar também yoga, fiz retiros e meditações e acabei por me despedir do meu trabalho numa multinacional”, conta ainda.

A medicina chinesa é apenas uma das várias disponíveis na clínica de terapias alternativas, que fica nas salas adjacentes ao restaurante. A terapia quântica é outra que pode suscitar curiosidade. “Utiliza-se um equipamento para fazer o diagnóstico. Ele avalia a nossa carga energética e daí faz-se uma análise completa para saber o que é preciso tratar”, simplifica a terapeuta.

Além da clínica, o Therapist tem ainda a vertente escola, com workshops que acontecem várias vezes por mês, tanto especializados em gastronomia, como em soluções práticas do dia a dia, como por exemplo, dicas para preencher melhor o IRS.

Therapist
Rua Rodrigues Faria – LX Factory (ao fundo da rua principal)
Site: thetherapist.pt
Das 09h30 às 18h30. Não encerra
Preço médio: 12 euros. Menu de almoço a 8,5 euros.

Valentina: a italiana que trouxe as massas artesanais de rolo para Lisboa

 

Lisboa: 5 parques e jardins para fazer piqueniques