Theresa May diz que se demite após acordo do Brexit aprovado

A primeira-ministra britânica, Theresa May, terá prometido aos conservadores do seu partido que ela se demitirá se os deputados apoiarem o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido por Brexit.

De acordo com a informação veiculada pela estação pública britânica BBC, a governante terá dito isto mesmo durante a reunião que está a decorrer esta tarde de quarta-feira, 27 de março.

Dirigindo-se aos deputados, admitiu: “Têm sido tempos difíceis para o nosso país e o nosso partido”, mas vincou estarem perto de “começar um novo capítulo (…) Mas antes de o fazermos, temos que terminar o trabalho que temos nas mãos”, afirmou, segundo excertos divulgados pelo seu gabinete, citados pela Lusa.

Reconhecendo as críticas internas no partido e “desejo por uma nova abordagem – e nova liderança – na segunda fase das negociações do ‘Brexit'”, prometeu afastar-se.

“Estou preparada para deixar este trabalho mais cedo do que pretendia para fazer o que é certo para o nosso país e o nosso partido”, adiantou, pedindo aos deputados Conservadores para apoiarem o acordo e “cumprir o nosso dever histórico – cumprir a decisão do povo britânico e deixar a União Europeia com uma saída suave e ordenada”.

May terá afirmado, segundo avança o mesmo órgão de comunicação social, que não irá continuar no poder na próxima fase das negociações deste acordo e no âmbito de um futuro relacionamento comercial. Não terá avançado, porém e até ao momento, qualquer data para tal.

Entretanto, o governo reiterou hoje que pretende submeter ainda esta semana ao parlamento por uma terceira vez o Acordo de Saída negociado com Bruxelas, mas chumbado anteriormente duas vezes, em janeiro e março.

O parlamento precisa de aprovar o documento até às 23h horas de sexta-feira, data de saída prevista, mas entretanto adiada para 12 de abril, para que a UE conceda uma prorrogação até 22 de maio.

CB com Lusa

Imagem de destaque: DR

O Reino Unido vai a eleições e são nove as mulheres que vão mudar Europa