Publicidade Continue a leitura a seguir

Português vence prémio de design europeu de Moda com coleção hermafrodita

[Fotografia: DR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A coleção Hermaphrodite colocou o jovem designer Tiago Bessa a conquistar para território nacional, pela primeira vez, o prémio de design europeu de moda.

A coleção do estilista de 22 anos explora diferentes conceitos sobre o género, aposta na desconstrução de imagens de genitália ambígua e de orquídeas, plantas elas próprias hermafroditas, e recorre e homenageia as suas origens e aos tempos passados no atelier da mãe modelista e da avó costureira.

Tiago Bessa é natural de Guimarães e prepara-se para iniciar, no próximo ano, um estágio no atelier da dupla de origem neerlandesa Viktor & Rolf.

O concurso contou com a participação de 18 alunos provenientes das mais conceituadas escolas de moda da Europa, como a Aalto University (Finlândia), a London College of Fashion (Reino Unido), a Polimoda (Itália), o Institut Français de La Mode (França), a Head – Genève (Suíça) e a ESAD, a Faculdade de Arquitetura de Lisboa e o MODATEX, a representar Portugal e culmina na entrega do prémio internacional, de 2500 euros, e com o grande prémio nacional, de mil.

08O júri foi presidido por Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, e por um representante de cada país participante, Tuomas Laitinen, Fashion Director da SSAW Magazine, Dan Thawley Editor-in-chief da A Magazine, Elisa Nalin stylist italiana, Tiffany Godoy uma referência da moda NFT, Philippe Pourhashemi escritor e jornalista de moda e a representar Portugal, Miguel Flor, designer e diretor criativo da revista PRINÇIPAL.