Ticha Penicheiro nomeada para ‘Hall of Fame’ do basquetebol americano

ticha penicheiro

A antiga basquetebolista portuguesa Ticha Penicheiro vai integrar o ‘Hall of Fame’ da Liga Norte-americana feminina (WNBA). A atleta fará parte da classe de 2019, ao lado das basquetebolistas Joan Cronan, Nora Lynn Finch, Ruth Riley, Carolyn Bush Roddy e Valerie Still, e receberá, no dia 8 de junho, em Knoxville, no Tennessee, o troféu Eastman e um anel de celebração pela entrada no Women’s Basketball Hall of Fame, refere a Federação Portuguesa de Basquetebol.

Nascida em 1974, na Figueira da Foz, Patrícia (‘Ticha’) Nunes Penicheiro tem o segundo melhor registo de assistências da história da prova e é considerada uma das melhores bases que já passaram pelo campeonato da WNBA. Venceu uma edição deste campeonato, em 2005, com as Sacramento Monarchs, e integrou a equipa ‘all star’ da Liga em quatro ocasiões.

Começou no basquetebol no Ginásio Clube Figueirense, passando a integrar o escalão adulto em 1991. Três anos depois, daria o salto para os Estados Unidos, onde deu início a uma carreira que teve na Universidade Old Dominion, em 1994, o seu ponto de partida. Nesse país, a antiga basquetebolista passou também pelas Monarchs (1998-2009), Los Angeles Sparks e Chicago Sky.

Na Europa, representou vários clubes, entre os quais o Parma, o Valenciennes, o Ecaterimburgo, o Spartak de Moscovo, o Galatasaray ou o Algés e Dafundo, em Portugal.

Depois de 15 anos na WNBA, Ticha Penicheiro foi em 2016 votada como uma das 20 melhores jogadoras dos primeiros 20 anos deste campeonato.

A 8 de março de 1999, Dia da Mulher, foi agraciada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em 2005 recebeu do governo português a Medalha de Honra do Mérito Desportivo.

AT com Lusa

Mulheres ganham 200 vezes menos que homens, revela Ticha Penicheiro

Ticha Penicheiro vive “dia devastador”. Morreu a sua ex-treinadora