Tiktok, tudo o que precisa de saber: curso online, política de privacidade e mais utilizadores

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Provavelmente já se deparou, enquanto vê os stories do Instagram, com várias das pessoas que segue a publicar vídeos vindos de uma App chamada TikTok. E se, inicialmente, o público-alvo era o juvenil, agora o leque abre à camada mais velha, juntando famílias em tempo de confinamento com o recurso a vários desafios e danças.

Esta realidade tem vindo a aumentar durante o tempo de isolamento, com um aumento de utilizadores de cerca de 30% em um mês. O Delas.pt falou com Cristina Figueira, Account digital manager da Azerion, que comercializa o Tiktok em Portugal, e com Virgínia Coutinho, responsável pela primeira escola digital a lançar um curso sobre a App, e tentou criar uma lista de coisas que deve mesmo saber sobre esta rede social – desde políticas de privacidade a cursos sobre a App.

Se, inicialmente, era a camada jovem, entre os 13 e os 18 anos, a utilizar esta aplicação (12%), pois agora há mais de 36% de jovens até aos 25 anos e mais de 20% com mais de 25 anos a utilizá-la. Os famosos portugueses, como Rita Pereira, Sara Matos, Pedro Teixeira ou Soraia Tavares, são alguns dos nomes que também não resistiram a fazer conta e, segundo garante Cristina Figueira, toda esta adesão foi feita de forma “orgânica”, sem utilização de comunicação com figuras públicas.

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“Sentimos efetivamente que os nossos números aumentaram muito durante o confinamento. Temos, mais ou menos, 1.7 milhões de utilizadores em março, que é mais 30% do que no início de fevereiro. Tivemos um aumento muito significativo nesta fase”, afirma Cristina Figueira, acrescentando que não apenas o TikTok com também várias outras aplicações de entretenimento tiverem este crescimento de utilizadores.

“Penso que as pessoas estão um bocadinho cansadas desta sobrecarga toda de noticias sobre o Covid, então tentam ter acesso a mais plataformas que lhes deem outro tipo de informação e de conteúdos que não estejam tão relacionados com o que se passa neste momento. E não falamos apenas de pessoas, mas também de anunciantes que querem ter este tipo de conteúdos e de estar mais próximos da vida das pessoas, de uma outra forma”, reitera ainda a responsável digital da marca.

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Uma plataforma que juntou famílias e gerações

Uma breve passagem pela rede social TikTok e rapidamente nos apercebemos que não só vários famosos, de várias idades, estão cada vez mais a fazer parte desta rede social como também muitos anónimos, que juntam a sua família para fazer dos mais variados desafios juntos.

“A faixa etária dos utilizadores está a mudar, com o crescimento e divulgação da plataforma. Temos muito mais adultos a participar, seja por curiosidade, para perceber o que é que os mais novos andam a fazer na plataforma, seja porque aceitam os desafios que lhes são colocados. Isto porque o TikTok é uma plataforma onde há muita divulgação de desafios, músicas, coreografias, e as pessoas mais adultas também estão a começar a aderir mais”, explica Cristina ao Delas.pt.

A faixa etária tem vindo, ao longo dos últimos dois meses, a alterar-se significativamente. Se inicialmente era a faixa dos 13 e 14 anos a reinar nesta aplicação, agora há 12% apenas a utilizá-la, com um decréscimo bem grande. Já as idades entre os 19 e os 24 anos ocupam 36% da fatia e, por fim, com o aumento mais significativo, há mais 20% de utilizadores com mais de 25 anos.

Quando questionada sobre o papel da aplicação no âmbito de unir e entreter famílias, Cristina Figueira não hesitou em defender a importância desta rede social: “o TikTok apela muito ao lado criativo dos utilizadores. Todos os vídeos que fazem, as coreografias, os filtros, as musicas, os efeitos… isto é tudo feito de forma rápida e automática e faz com que a plataforma seja muito dinâmica e que as pessoas adiram com mais facilidade. As pessoas, neste momento, estão a precisar de coisas um bocadinho mais divertidas e precisam de partilhar isso uns com os outros, familiares, amigos. Um bocado para fugir a tantas notícias más”, defende.

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Políticas de privacidade – o bicho de sete cabeças que preocupa todos

Se há tema que tem estado na ordem do dia, especialmente nesta época em que as pessoas estão mais ligadas via Internet, é mesmo a política de privacidade e de tratamentos de dados. Se, nos inícios do êxito do TikTok em Portugal, se falava sobre a falta de proteção de menores, nomeadamente com o receio de perfis abertos que levassem facilmente pedófilos e criminosos ao encontro dos utilizadores menores de idade, Cristina Figueira garante agora que o TikTok tem feito um esforço para tornar a App mais segura.

“Quase sempre que surge uma rede social ou plataforma nova, a questão da privacidade vem ao de cima (…), mas depois as plataformas vão-se otimizando cada vez mais e arranjando estratégias de segurança. E o TikTok também fez esse caminho. O TikTok é recomendado para utilizadores com mais de 13 anos, é uma aplicação que pede para que os menores não acedam sem vigilância, como todas as outras, mas que desenvolveu uma quantidade de ferramentas para promover um ambiente positivo e seguro. E isso envolve diversas diretrizes”, explica Cristina Figueira.

Segundo narra a especialista, estas mesmas diretrizes passam por proibir os utilizadores de partilhar conteúdos de descriminação, discursos de ódio, nudez, assédio e cyberbullying. “Isto tudo está a ser vigiado e aumentou efetivamente bastante a segurança nda App. Tem existido uma preocupação muito grande neste sentido, porque também a plataforma tem crescido muito, e está a crescer em todo o mundo, e portanto a politica de privacidade e segurança é um dos grandes focos”, garante Cristina.

O primeiro curso em Portugal sobre o TikTok

Com cerca de 1,7 milhões de utilizadores em Portugal, o TikTok ainda está longe de ter a mesma representatividade do que em outros países, no entanto, o crescimento é notório, especialmente durante estes dois meses de confinamento face à pandemia da Covid-19. Mas isso traz ainda uma grande incógnita para muitas marcas, que querem aos poucos entrar nesta App.

É precisamente sobre estes desafios que a Lisbon Digital School organiza o primeiro evento online dedicado a esta rede social, em Portugal. Esta é a “primeira grande discussão aberta a toda a comunidade sobre a rede social que promete agitar a fórmula de distribuição do investimento das marcas no digital”, explica a escola em comunicado de imprensa.

O curso será feito dia 19 de maio, a partir das 18h30, e é aberto a toda a comunidade interessada, ainda que dê primazia aos negócios, comunicação, influenciadores e marketing. As vagas são limitadas a 1000 pessoas e o período de inscrições acaba esta semana. Pode aceder à escola através deste link: https://lisbondigitalschool.com/tiktok/.

Virgínia Coutinho, fundadora e CEO da Lisbon Digital School falou com o Delas.pt e explicou alguns pontos importante sobre este evento, nomeadamente a presença empresarial das marcas nesta plataforma. “Somos uma escola de formação na área do marketing digital, uma escola com dois anos. Estamos sempre atentos ao mercado, quer em novas ferramentas como em novas plataformas que ganham relevância“, explica Virgínia, acrescentando que o TikTok é uma plataforma que tem ganho relevo em Portugal e que, por isso mesmo, cria curiosidade e dúvidas sobre como estar presente nesta App.

“O evento que organizámos é muito pensado em influenciadores, profissionais na área de marketing e comunicação, empresas que questionam como ter presença no TikTok. Será um curso mais virado para empresas e não tanto para o consumidor final”, reitera.

Se pretende saber mais sobre esta rede social, o curso é gratuito e acontecerá no dia 19 de maio, terça-feira, pelas 18h30.