
Uma descoberta aos 11 anos catapultou-a para o estrelato, e que agora chega à consagração. Gitanjali Rao tem 15 anos e acaba de ser nomeada a primeira ‘criança do ano’ pela revista norte-americana Time.
A adolescente, que deu nas vistas por ter descoberto um dispositivo que deteta a presença de níveis de chumbo na água, foi eleita de entre cinco mil candidatos norte-americanos e é agora entrevistada pela atriz Angelina Jolie.
O dispositivo criado por Rao demorou cinco meses a ser concebido e recebeu o nome de Tethys, deus grego da água, e demorou cinco meses a ser desenvolvido. À revista, a jovem cientista espera poder inspirar outras pessoas a pensar em ideias para “resolver os problemas do mundo”.
![Gitanjali Rao na capa da Time [Fotografia: DR]](https://www.delas.pt/files/2020/12/download.jpg)
A descoberta que fez teve por base a crise hídrica de Flint, no Michigan – posta em evidência mundial no filme de Michael Moore Fahrenheit 11/9 e que tece duras críticas aos governos de Trump, Obama e Clinton.
O polémico caso de desvio de cursos de água e contaminação por chumbo ocorreu entre 2014 e 2015, com mais de 80 casos detetados, sobretudo em crianças, levando, pelo menos, 12 pessoas à morte.