Tinder cria mais ferramentas de segurança, incluindo botão de pânico

iStock-1137969301telemvoel

O Tinder continua a ser a aplicação de encontros amorosos online mais famosa a nível mundial, desde que surgiu, em 2012. E várias são as ferramentas de segurança que tem vindo a desenvolver para que os encontros dos seus usuários sejam mais seguros. Inclusive já existe um ‘botão de pânico’.

Será que sabia que, em média, esta aplicação de encontros online é responsável por mais de um milhão de encontros por semana? Mas a verdade é que o compromisso de tornar a aplicação mais segura demorou a chegar. Ainda que o objetivo destas ferramentas de segurança sejam fazer com que as pessoas se sintam mais seguras tanto durante o uso do Tinder como durante os encontros que decorrem das conversações, esta preocupação deveria ter sido tomada muito mais cedo.

Foi preciso, há uns meses, morrer uma jovem nas mãos do seu encontro do Tinder para a aplicação tomar medidas. Dia 28 de janeiro, terça-feira, saiu nos Estados Unidos da América uma nova versão da aplicação – que vai servir de teste para os outros países – e que incluem três novas opções de segurança.

Quais são, então, as medidas que nos irão fazer sentir mais seguras nestes encontros?

Proteger as pessoas de abuso verbal nas mensagens, ter um ‘botão de pânico’ e a opção de ver a identidade de cada perfil são as principais alterações sentidas nesta atualização.

Para assegurar a identidade de cada perfil, o Tinder vai então verificar cada perfil como sendo verdadeiro (tal como o Instagram faz com os famosos, por exemplo). A aplicação vai pedir aos usuários que tirem uma selfie, para que essa fotografia seja comparada com as restantes do perfil, sendo estas analisadas com programas de inteligência artificial assistida por pessoas.

Outra das medidas é, através de um sistema de identificação de potenciais mensagens ofensivas, que vai perguntar diretamente ao utilizador se estas mensagens o estão a incomodar, permitindo então que a situação seja reportada.

A ferramenta que tem dado mais que falar é mesmo o ‘botão de pânico’ para usar em caso de emergência a meio de um encontro. Através de uma parceria com outro programa, as pessoas podem então facultar de antemão informações sobre o seu encontro – local, data, horas – e acionar o alarme caso se sintam ameaçadas. O programa entrará de seguida em contacto com os serviços de emergência.

Recorde-se que esta atualização está apenas disponível, por agora, nos Estados Unidos da América. Foi também este dia 30 de janeiro que a cantora de funk Anitta foi reconhecida como Embaixadora do Tinder Brasil, tendo o seu perfil já sido verificado pela aplicação de encontros amorosos online.