Tipos de atitudes em discussões que podem significar o fim do seu relacionamento

discusão
[Fotografia: Vera Arsic/ Pexels ]

Discussões entre casais é algo normal e há até quem diga que uma briga de vez em quando é saudável. No entanto, quando este tipo de comportamento se torna uma constante na dinâmica do casal pode indicar que algo não esta bem.

Aliando as discussões a alguns tipos de comportamentos específicos durante a briga o fim da sua relação pode estar próximo.

Sendo assim, ficam aqui alguns tipos de argumentos que, quando usados com frequência, podem ditar o fim do relacionamento.

Desrespeito pelo parceiro

Uma simples crítica sobre o ter deixado a louça na banca ou não ter posto a roupa a lavar rapidamente pode escalar para uma crítica geral como “Nunca ajudas em casa”. Desta crítica geral ao julgar a personalidade do outro e julgá-lo como preguiçoso e egoísta é um passinho.

Claro que este tipo de evolução não acontece de repente e sim de forma gradual. Uma dica para evitar uma discussão é não começar o argumento por “Tu”, já que assim vai estar a apontar o dedo diretamente ao seu parceiro.

Insistir que se está certo

Não admitir que se pode estar errado e insistir em estar sempre certo pode ser um motivo de alarme.

Não conseguir admitir o erro leva a que não consiga perceber como as coisas funcionam, como chegaram ali e, possivelmente, não chegam a uma solução.

Este tipo de comportamento recorrente pode levar ao fim do seu relacionamento já que ninguém está certo o tempo todo e pode levar a um ressentimento na relação.

Não concordar quanto ao facto de ter filhos ou não

Ter filhos ou não é uma das decisões mais importantes que um casal pode tomar e se não houver sintonia nesta decisão o relacionamento pode estar fadado ao fracasso.

Os dois devem estar na mesma página neste tema para não criar ressentimentos na relação.

Discutir por relações sexuais

O sexo é uma das partes importantes numa relação e a falta de intimidade pode significar que algo não está bem no relacionamento.

A falta de relações sexuais, seja qual for o motivo, conduz a um sentimento de rejeição e posteriormente insegurança e ressentimento.

Lembre-se que existem estudos que indicam que ter relações uma vez por semana torna o casal mais feliz.

Se estiver a viver este problema deve falar com o parceiro de forma calma e serena para tentar chegar a uma solução.

Quando as lides domésticas são uma dor de cabeça

Discutir pelas tarefas domésticas não é bom sinal. Dividir as tarefas e tornar a relação mais igualitária oferece várias vantagens à relação já que a torna mais equilibrada.

A falta de equilíbrio neste assunto pode fazer com que a outra parte se sinta desvalorizada. Tente chegar a um compromisso com o seu parceiro para dividir as tarefas domésticas de forma igualitária.

Discutir sobre a família

Quando a família do outro é tema recorrente em discussões, cuidado. Ter problemas ou até algum desagrado com alguém da família do seu parceiro é algo normal, contudo, deve falar sobre o assunto de uma forma não agressiva e respeitosa.

Caso não o faça e entre a matar, o seu companheiro pode sentir-se atacado e isso não será bom para a sua relação.

Estilos de vida

Ter um estilo de vida diferente do parceiro pode ser um pouco desgastante se não houver um entendimento entre o casal.

Se um gosta de sair e o outro de ficar em casa é essencial estabelecer um compromisso para não causar problemas no relacionamento e criar uma sintonia.

Dinheiro

Discutir por dinheiro pode ser das coisas mais delicadas entre um casal. Não consegue chegar a um consenso sobre economizar ou gastar ou quando um elemento do casal ganha mais que o outro isso pode ser perigoso.

O certo é que as decisões financeiras sejam tomadas em conjunto e de forma consciente.

Deixar de lutar

Quando um membro do casal simplesmente desiste e deixa de brigar isso pode ser um sinal de que o relacionamento está a chegar ao fim. Ou seja, este tipo de comportamento pode indicar que existe um distanciamento emocional.

Quando a comunicação e a confiança terminam e nenhum dos dois tenta lutar para restaurar a situação é improvável que também lutem pela relação.

Confiança

A quebra e falta de confiança condenam qualquer relação ao fracasso. Este é um dos pilares basilares dos relacionamentos e quando falha a situação complica-se.

Depois de uma traição ou algo do género torna-se difícil voltar a confiar na outra pessoa já que a dúvida estará sempre lá e assim desgastando a relação.