Todos os mitos e verdades sobre implantes mamários

A colocação de implantes mamários, também conhecida por mamoplastia de aumento, continua a ser a cirurgia estética mais realizada pelas mulheres, não só em Portugal, como no mundo inteiro. No entanto, as dúvidas em torno do tema persistem e ainda existem crenças a circular por aí que nem sempre são verdade. Por isso mesmo, fomos ouvir quem percebe do assunto e saber o que é mito e o que não é.

Começámos por reunir 14 crenças comuns (daquelas que possivelmente já ouviu falar) e, com a ajuda da cirurgiã Luísa Magalhães Ramos, apurámos quais são verdade e quais não são. Por exemplo: Os implantes interferem na qualidade e sabor do leite materno; colocar implantes vai deixar o peito firme o resto da vida; e tocar em seios com implantes é mesmo diferente de tocar em seios naturais. Quais considera mito e quais considera verdade? Será que acertou?

Pois bem, terá de consultar a galeria de imagens acima para poder saber e ainda desmistificar outras ideias preconcebidas. E caso esteja a pensar fazer uma mamoplastia de aumento ou conheça alguém que o queira fazer, o mais indicado é não só ler este artigo como também procurar informar-se mais e melhor sobre o tema, com alguém da especialidade.

Aumento mamário, em Portugal e no Mundo

A mamoplastia de aumento “é a cirurgia estética mais realizada em todo o mundo e também em Portugal”, referiu ao Delas.pt Luísa Magalhães Ramos. E revelou ainda que: “A faixa etária que mais procura este tipo de procedimento está entre os 30 e os 35 anos, mas não é uma regra. Temos muitas pacientes de diferentes idades, nomeadamente na faixa etária dos 20 e dos 40 anos”.

Essa é uma realidade visível nos números do “Estudo Internacional sobre procedimentos estéticos / cosméticos realizados em 2016”. Elaborado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISPAS), os dados desta pesquisa mostram que, em 2016, foram realizadas em todo o mundo 1 449 337 mamoplastias de aumento, com os Estados Unidos e o Brasil no topo da tabela – o primeiro país com 270 270 cirurgias e o segundo com 204 710.

Este é um procedimento cada vez mais comum e que tem vindo a ser aperfeiçoado, tendo cada vez menos riscos para a saúde. No entanto, é um tipo de intervenção que requer vários cuidados especiais no pós-operatório (período crucial para obter um bom resultado), tais como: a utilização obrigatória e permanente de um soutien específico, durante 30 dias; a utilização de uma faixa durante, 15 dias; não conduzir durante uma semana; restringir a atividade física ou qualquer esforço durante 30 dias; dormir de barriga para cima durante as primeiras duas a três semanas após a operação; e realizar drenagens linfáticas de acordo às indicações médicas – referiu a especialista Luísa Magalhães Ramos. E acrescentou: “Após concluir o período de recuperação a paciente pode ter uma vida normal como antes da cirurgia e deve continuar a utilizar soutien (com ou sem aros)”.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a saber o que é mito e o que é verdade sobre aumento mamário.

[Fotografia de destaque: Shutterstock]

Cirurgia Plástica Vaginal: Saúde ou Vaidade?

Bella Hadid responde a seguidora que a acusa de ter feito cirurgias plásticas