Tomar banho de manhã ou à noite? Eis a grande questão

tomarbanho

Há quem não consiga sair de casa sem tomar banho e quem não vá para a cama sem antes passar o corpo por água. Mas, afinal, qual é a melhor solução? Nós dizemos e explicamos as razões.

Há quem afirme que o banho pela manhã ajuda a despertar. E, pelo contrário, quem diga que um banho quente antes de dormir ajuda a relaxar e dormir melhor. Nesta guerra, quem leva a taça?

O banho e o sono têm uma relação direta

No que diz respeito ao sono, parece que só uma teoria estará correta. Ainda assim, há muito para ser explorado cientificamente, afirma Carlos Egea, especialista do sono, abordado pela revista feminina S Moda.

“Atualmente, a ligação entre o banho noturno e um bom sono é algo enraizado na nossa cultura. Tradicionalmente, as mães e avós dão banho às crianças à noite para que elas durmam melhor. Ao continuarmos com este pressuposto, nenhuma evidência científica será necessária, porque a lógica vem do mecanismo corporal enraizado, que nos leva à sonolência. Começamos a adormecer quando a temperatura corporal cai. Um banho que não exceda os 38 graus pode proporcionar, depois de um dia agitado, um efeito relaxante que ajuda a adormecer“, explica o especialista.

Já o psicólogo e especialista em comportamento Raúl Quevedo-Blasco, abordado pelo mesmo meio de comunicação, partilha da mesma filosofia: “quando alguém toma banho, a temperatura interna do corpo aumenta. À medida que a temperatura vai baixando, quando saímos do banho e estamos a limpar-nos, isso vai induzir-nos quase que mecanicamente ao sono“, defende, acrescentando ainda alguns detalhes sobre como tomar o melhor partido desta atividade, para melhorar ainda mais o seu sono: esteja cerca de 15 minutos debaixo do chuveiro quente ou em imersão, até que sinta os músculos a relaxar e a temperatura do corpo a subir.

Ao seguirmos a mesma lógica, o banho matinal deveria ter o efeito contrário ao pretendido: sim, atrasa o momento em que o nosso cérebro desperta. Para o especialista do sono, o duche matinal faz com que tenhamos mais inércia e levemos mais tempo a acordar. O conselho? Tomar duche de água mais fria para reativar a circulação.

Pele e cabelo: eles preferem outro horário de duche

Quando o assunto toca no cuidado de pele e cabelo, o pressuposto não se altera muito. Javier Pedraz, dermatologista e diretor médico da Clínica espanhola Insparya, defende que: “Não há diretrizes exatas porque cada derme e cada cabelo precisam de uma frequência, tipo e hora de banho específicos“, começa por explicar o especialista. No entanto, aconselha desde logo que: “As mudanças de temperatura não são boas, por isso, é aconselhável tomar banho à noite porque não se vai sair e, portanto, não há tanta diferença de temperatura, principalmente durante o inverno”, explica. Se, no entanto, tiver tempo para que a temperatura corporal estabilize antes de sair de casa, pode tomar banho a qualquer altura.

Paloma Borregón, diretora e membro da Academia Espanhola de Dermatologia, também é mais apologista do banho noturno, uma vez que: “ajuda a retirar a sujidade que vamos apanhando na rua devido à poluição, sendo também bom depois de realizarmos algum exercício físico. Claro que quem pratica desporto pela manhã preferirá tomar banho depois de transpirar”, defende.

Para a especialista, o mais importante, no entanto, é colocar creme hidratante no corpo depois do banho, seja ele de manhã ou à noite. “O gel de duche elimina a capa protetora da pele e, por isso, devemos fortalecê-la de novo”, afirma Paloma. Mais: o corpo deve apenas lavar-se uma vez por dia, porque senão alteramos o microbioma da pele e potenciamos infeções. Já o rosto, que tem mais glândulas sebáceas que o hidratam, pode ser lavado duas vezes por dia – de manhã e à noite.

Para as pessoas que tendem a transpirar muito durante a noite, os especialistas recomendam um duche apenas de água, sem qualquer adição de gel ou champô. Seja qual for a especialidade, parece que há um veredito comum: os especialistas preferem que as pessoas tomem banho de noite.