Sintomas de enfarte nas mulheres são diferentes face aos dos homens

enfarte giulia-bertelli-dvXGnwnYweM-unsplash
[Fotografia: Giulia Bertelli/Unsplash]

Tony Carreira está “estavel” após enfarte do miocárdio que o colocou em paragem cardiorrespiratória e o levou de urgência ao hospital de Faro, zona do pais onde tem uma casa e na qual passava uns dias de descanso.

Segundo a comunicação social, o cantor – que se preparava para voltar aos palcos para concerto solidário a 23 de julho e que poderá ser adiado para que haja uma recuperação – foi sujeito a um cataterismo.

Entre as indicações, o artista deverá ter de deixar de fumar e de beber. Recorde-se, aliás, que Tony Carreira fez um testemunho tocante ao revelar, em entrevista a Manuel luís Goucha, na TVI, que tinha refugiado no consumo daquelas substâncias após a morte da filha mais nova, Sara, de 21 anos, num acidente de viação, na A1, em dezembro de 2020.

O que é comum e o que é diferente em homens e mulheres

A recuperação é agora o horizonte e é possível prosseguir com uma vida estável. Porém, esta doença manifesta-se de forma bastante diferente nas mulheres e nos homens, e são vários os estudos que apontam isso mesmo.

No caso feminino, os sintomas de enfarte do miocárdio passam por enjoo, dificuldade em respirar, fadiga sem razão, indigestão, dor incómoda entre as omoplatas e problemas em dormir.

No caso dos homens, os elementos indicativos de que se está perante um acidente cardíaco desta natureza são o suor, dor e pressão no peito, braços, pescoço, mandíbula. Tal como nas mulheres, a dificuldade em respirar e a indigestão também se manifestam no masculino.

Importante vincar que, perante os sintomas, a rapidez de atuação é decisiva. Identificar os sintomas e agir rapidamente é essencial para conseguir debelar os efeitos e as consequências do surto.

Menopausa e enfarte

A maior prevalência de estrogénio no corpo feminino faz com que as mulheres estejam mais protegidas deste tipo de doenças até à menopausa. Porém, uma vez volvida esta fase, elas ficam mais expostas a este risco, fazendo elevar a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio.

As formas de evitar o enfarte são já sobejamente conhecidas passando por hábitos de vida saudável, menor sedentarismo, menos álcool e tabaco, menos stress, alimentação equilibrada.