Nas finais olímpicas: Patrícia Mamona fala em “jogo psicológico” e Auriol Dongmo promete “dar tudo”

Patrícia Mamona Auriol Dongmo CARLOSCOSTA6972
[Fotografia: Carlos Costa/Global Imagens] (Carlos Costa/Global Imagens)

A portuguesa Patrícia Mamona avançou esta sexta-feira, 30 de julho, para a final da prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao alcançar a marca de 14,54 metros, que assegura a qualificação direta. Tudo logo no primeiro ensaio. A final está agora marcada para domingo, 1 de agosto.

Em declarações à RTP, a atleta do Sporting de 32 anos revelou que “as qualificações são sempre hora demais pressão”. “É muito jogo psicológico e já estou a pensar na final, no domingo”, referiu. E acrescentou: “Quero relaxar primeiro, descansar um bocadinho e focar-me naquilo que quero fazer, a minha melhor marca e performance de sempre. Foram cinco anos à espera deste momento.”

Patrícia Mamona, de 32 anos, conseguiu a marca logo no primeiro salto, quando necessitava de igualar ou superar 14,40 metros ou ser uma das 12 melhores da qualificação, para estar na final olímpica, no domingo, a partir das 20:15 locais (12:15 em Lisboa).

A campeã da Europa em pista coberta, em 2021, e ao ar livre, em 2016, tem como melhor resultado do ano os 14,66 metros obtidos no triunfo na etapa da Liga de Diamante do Mónaco, em 09 de julho, que lhe permitiram reforçar o recorde nacional, que já lhe pertencia.

A saltadora do Sporting cumpre a terceira presença olímpica, depois do sexto lugar no Rio2016 e do 13.º posto em Londres2012.

Também nesta sexta-feira, Auriol Dongmo se qualificou para a final da prova do lançamento do peso dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com a marca de 18,80 metros.

A recordista nacional, de 30 anos, igualou os 18,80 metros exigidos para a qualificação direta logo no primeiro lançamento, podendo também o acesso à final ser atribuído às 12 melhores.

 

“Qualificar-me foi importante, mas o mais importante é dia 1, a final”, respondeu a atleta à RTP, em Tóquio. Sobre a medalha esperada pelos portuguesas, Auriol foi categórica: “Claro que sei que muita gente espera a medalha, mas só posso prometer dar tudo e lutar até ao fim para ganhar”, referiu a lançadora de peso. Sobre as adversárias, vincou ainda que “todos eles são muito importantes e nunca se sabe o que vai acontecer”.

Auriol Dongmo, campeã da Europa em pista coberta em 2021, chegou ao concurso olímpico com o quinto registo do ano, com o recorde nacional de 19,75 metros, alcançado em Huelva, em Espanha, em 03 de junho. No Rio2016, a lançadora, que se naturalizou portuguesa em 2019, foi 12.ª, então ao serviço dos Camarões.

Com Lusa