Trabalho e desemprego: como se preparar para todos os cenários

Focused woman wearing headphones write notes study online with teacher
Focused woman wearing headphones write notes watch webinar study online with skype teacher, young female student learning computer course with laptop listening lecture, interpreter translating class

Empregos suspensos, lay-off, contratos temporários, colaboradores e recibos verdes com muito menos trabalho ou mesmo sem nenhum e todos sem datas para que a normalidade regresse. Embora o governo tenha falado em medidas que se possam estender até junho, tudo está em aberto. E a verdade é que só o controlo da pandemia do Covid-19 poderá encaminhar todos para o regresso à normalidade.

Mas estará tudo como deixámos? A resposta parece já estar a ser desenhada e é não. Há entidades, como a intersindical CGTP, que denunciaram já despedimentos em curso e enviaram lista para a Autoridade para as Condições do Trabalho.

A meio do mês de março, a Organização Mundial do Trabalho estimava, no cenário mais duro, uma perda mundial de 25 milhões de empregos e cerca de ⅕ nas projeções mais conservadoras. Números devidos à crise provocada pelo novo Coronavírus e que podem estar longe da realidade. Nos Estados Unidos da América, segundo avança o site Huff Post, o Economic Policy Institute prevê que 14 milhões de empregos terão desaparecido no verão.

Numa altura em que domina o medo de contrair Covid-19, o futuro económico não gera menos preocupações. Por isso, nada como começar a tomar medidas para que possa ir gerindo o imprevisto e a eventual quebra de rendimentos.

Reavalie gastos: Não há volta a dar, esta é mesmo a hora de olhar para os seus rendimentos e gastos e ver, neste segundo capítulo, onde pode cortar. Pode optar por começar a instituir rituais e novos hábitos de poupança em casa.“É preciso perceber até onde pode ir caso o seu trabalho seja reduzido ou mesmo terminado, devendo tomar medidas para cada uma dessas possibilidades”, afirma ao site Ande Frazier, CEO do MyWorth ao site Huff Post.

Informe-se: Veja os direitos que tem quer ao nível da proteção do seu trabalho, dos subsídios a que tem direito em tempo de medidas de exceção. Veja também os prazos de tudo isso e comece a pensar contratos com serviços móveis, a verificar as suas condições bancárias e cartões.

Reveja dívidas: O governo e as entidades bancárias têm vindo a introduzir alterações e moratórias em empréstimos até 30 de setembro. É preciso verificar de que forma está abrangido por estas regras definidas em tempo de exceção por Covid-19. O mesmo acontece com as rendas de casa.

Crie ou reforce um fundo de emergência: Poupar é a regra de ordem. O que não gastar agora naquelas despesas, guarde esse dinheiro para mais tarde e para fazer frente a um compasso de tempo para um novo trabalho.

Comece a estabelecer contactos: Agora, mais do que nunca, é tempo de enviar currículos, de estar atento a todas oportunidades, afinal está a disputá-las com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Prepare-se, utilize este tempo para atualizar o seu currículo, portefólio, toda a informação profissional que apresente nas redes e comece a fazer entrevistas, mesmo sem ser presenciais. As redes sociais são a ferramenta ideal.

Tenha um plano B: É sempre arriscado depender de uma única fonte de financiamento. Por isso, veja que plano B possa por em marcha. Mais confinados em casa, talvez a solução seja, novamente, o universo online e as redes sociais, mas pode começar a preparar-se para dar alento a uma outra vocação que tenha e à qual não deu o devido crédito.

Tenha o pedido o desemprego pronto: Quanto mais rápido atuar, mais depressa tudo ficará resolvido. Por isso, tenha há reunida toda a documentação para submeter o pedido.

Cuide da sua saúde mental: Esta é uma boa altura para prestar atenção à sua saúde mental e, desde linhas de apoio até mesmo a consultas por via do seu seguro de saúde, se estiver em casa confinado tem agora o momento certo para agir pela prevenção.

 

Em teletrabalho? Tem de fazer isto antes deste mês acabar